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Hoje, apenas grandes empresas consumidoras de eletricidade, como as indústrias, têm o direito de escolher de quem comprar energia. De acordo com dados da CCEE de novembro, quase 10 mil clientes operam no mercado livre, número que cresce desde 2015.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em dezembro, a Cyrela informou que as partes acreditam atingir, nos empreendimentos objeto desta parceria, aproximadamente, 2.700 unidades, com um Valor Geral de Venda (VGV) potencial estimado de até R$ 650 milhões.

“Acreditamos que no futuro ambas as empresas trarão à luz as sinergias potenciais, que têm o potencial de desbloquear valor para as empresas combinadas”, afirmou o banco.

O índice ficou na maior parte do tempo em queda, com as ações da Vale (VALE3), principal empresa do mercado acionário brasileiro, registrando baixa de 1,10%, a R$ 77,14 às 13h30, enquanto os papéis da Magazine Luiza (MGLU3) caem 3,72%, a R$ 6,47 no mesmo horário.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,81%, a 27.954,84 pontos.

Nos Estados Unidos, as bolsas estavam mistas. O S&P 500 operava em -0,11% (4.790,80), o Nasdaq registrava -1,58% (15.582,50), enquanto o Dow Jones estava em +0,62% (36.812,45).

Uma discussão mais intensa traz grandes expectativas no setor. O vice-presidente de Estratégia e Comunicação da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel), Alexandre Lopes, afirma que é importante definir com antecedência os prazos, a fim de evitar desequilíbrios. “Hoje não se discute mais se devemos ou não abrir o mercado, mas sim como e quando. As distribuidoras também precisam ter uma previsão, para dimensionar sua contratação futura em leilões”, afirma.

Em participação ao BM&C Stock, nesta terça-feira (4), o gestor de renda variável da Somma Investimentos, Maurício Gallego, comentou suas expectativas para o setor varejista em 2022, destacando que os outros setores detêm maior segurança em relação a este segmento. “Ontem e hoje, vimos um movimento nas carteiras em que parece Petrobras, Vale e bancos contra o resto das empresas”.

Só o segmento de automóveis e comerciais leves, o mais afetado pela escassez de semicondutores, teve desempenho ainda pior, com vendas de 1,984 milhão de unidades em 2021, apenas 1,4% acima do resultado de 2020. No início do ano passado, a projeção das montadoras era de crescer também 15% nesse mercado. A alta de 3% foi puxada pelo segmento de caminhões, cujas vendas cresceram mais de 30%.

Entre os grupos componentes do IPA, destacaram-se as Matérias-Primas Brutas, que saltaram 4,40% no mês passado, deixando para trás a queda de 6,40% registrada em novembro.

Em participação ao BM&C News, nesta quarta-feira (5), o analista da Axia Investing, Antonio Marco Samad, avaliou os principais desafios de 2022, destacando o pessimismo do mercado brasileiro. “O pessimismo acaba pesando no nosso mercado”.

Nesse sentido, Carvão destacou a falta de visibilidade para este ano, alertando problemas futuros na economia. “Teremos um período de turbulência, é um ano em que a visibilidade está muito curta”.

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O volume é expressivo, considerando que em quase sete décadas da atuação da companhia a produção foi de 23 bilhões de boe, conforme nota da empresa.

A Petrobras fazia a maior pressão no índice, apesar da alta do petróleo, enquanto a Vale era a principal e uma das poucas altas.

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