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Na última quarta-feira, 9, o BoR anunciou medidas que limitam as transações com moedas estrangeiras no país. Até o dia 9 de setembro, os clientes podem retirar no máximo US$ 10 mil de suas contas – o valor excedente a esse limite será convertido em rublos russos com a taxa de mercado do dia.

Pesquisa da Reuters apontou que a expectativa de analistas era de alta de 0,95 por cento em fevereiro, acumulando em 12 meses alta de 10,50 por cento.

Embora o petróleo russo represente apenas uma pequena parte das importações dos EUA, ele tem um preço alto para os legisladores no Congresso que viram a proibição como um teste moral ao bloquear uma tábua de salvação econômica para o regime de Putin. Os legisladores pareciam especialmente comovidos com o “súplica desesperada” do presidente ucraniano Volodymr Zelenskyy por ajuda durante uma videochamada no fim de semana com os legisladores.

Nesse sentido, o analista destacou que até mesmo o movimento de empresas saindo da Rússia deve durar bastante tempo. Ele ainda destacou que, a Rússia é uma grande produtora de níquel e o outro maior produtor é o Brasil, ou seja, a própria Vale.

“Elas tem que ficar recorrentemente fazendo uma proteção para evitar esse tipo de oscilação”, pontuou.

Com isso, as perspectivas de um possível desabastecimento de diesel e GLP no País, como vinha sendo especulado, perdem força, mas o cenário ainda não favorece as importações, afirma a Abicom, que representa empresas pequenas e médias de importação. Já as grandes importadoras devem continuar importando os combustíveis para atender o mercado brasileiro.

Vale ressaltar que a Petrobras anunciou, na manhã desta quinta-feira (10), um aumento de quase 19% no preço da gasolina nas refinarias. O valor do diesel subiu 25%.

“(…) o mês de janeiro está bem caracterizado pela perda de dinamismo e perfil disseminado de queda”, afirmou o gerente da pesquisa, André Macedo, explicando que o avanço de dezembro pode estar relacionado à antecipação da produção antes de férias coletivas e paralisações em janeiro.

Após os aumentos, a defasagem em relação ao mercado internacional preço da gasolina no preço da gasolina cai de 20% para 8%, e do diesel, de 24% para 9%, segundo a Abicom.

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Em nota, a ABEAR informa que o avanço das cotações do petróleo pressiona ainda mais o já elevado preço do QAV, que em 2021 acumulou alta de 76,2%. “O encarecimento do QAV no curto e médio prazo poderá frear a retomada da operação aérea, o atendimento logístico a serviços essenciais e inviabilizar rotas com custos mais altos, incluindo o foco na expansão de mercados regionais.”

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