A research Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (26) mostra a expectativa de maior aperto monetário neste ano, já que o levantamento anterior apontava expectativa de 6,75%. Para 2022, não houve mudança.

O aumento do total de empresas listadas também serviu de incentivo à Bolsa brasileira. Desde o início de 2020, mais de 60 empresas já fizeram ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês), número que ainda vai subir até o fim do ano.

“Parece que há uma batalha dentro do complexo de energia entre o déficit de abastecimento predominante projetado pela Opep+ e a ameaça da variante Delta da Covid-19 em regiões com baixas taxas de vacinação”, disse o analista da StoneX, Kevin Solomon.

“Hoje o mercado de petróleo não é só uma questão de crescimento, que sempre é um grande driver de demanda para o petróleo, é uma questão de mobilidade.Essa mobilidade foi colocada em xeque no início da semana e fez todo esse movimento”, completou o sócio e gestor da Persevera.

Em 2023, quando a queda total da alíquota prevista estará concluída, a perda de arrecadação do IRPJ foi estimada no estudo em R$ 95 bilhões (menor um pouco do que a estimativa do governo; veja ao lado). Segundo o economista Daniel Duque, chefe da área de inteligência técnica do CLP, mesmo que as empresas estejam com mais R$ 95 bilhões por ano em caixa, não há garantia de que investirão mais. Mas, observa ele, com a taxação de dividendos, a queda no IRPJ tende a levar, de fato, a maiores investimentos privados, ao desestimular a divisão dos lucros com os acionistas.

O segundo trimestre deve ter sido de variação quase nula do PIB, enquanto o terceiro trimestre deve mostrar aumento de 0,2% sobre o segundo. O PIB deve avançar 0,3% nos últimos três meses de 2021.

“Embora compreendamos totalmente as considerações que levaram o juiz à sua conclusão de que a reclamação deveria ser rejeitada, acreditamos que o recurso tem uma perspectiva real de sucesso”, disseram três magistrados do Tribunal de Recursos na decisão emitida nesta terça-feira.

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Aline, por sua vez, explica que, com a base de comparação fraca no segundo trimestre de 2020, os investidores devem fazer a comparação dos resultados com o segundo trimestre de 2019. Dessa forma, é possível avaliar o quanto está longe ou próximo do faturamento normalizado das empresas. “Esse trimestre vai ser extremamente forte. Vai ter empresas crescendo 1000% o faturamento, porque a base de comparação é muito baixa, especialmente no varejo”, ressalta.

Em 2020, a plataforma teve receita líquida de 40 milhões de reais, com Ebitda de 18,8 milhões e lucro líquido de 13 milhões. Nos primeiros quatro meses de 2021, a receita somou 21 milhões de reais, com Ebitda de 663 mil e prejuízo de 26 mil reais.

“A Cepacol não recebe investimentos de marketing há anos, as oportunidades de crescimento são enormes”, disse o presidente da empresa sobreuma das marcas compradas da Sanofi, sem detalhar números.

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