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Ainda de acordo com a Abecs, as transações feitas por aproximação se multiplicaram por quatro entre o terceiro trimestre de 2020 e o mesmo período deste ano, para R$ 57,5 bilhões. No acumulado do ano, essas transações crescem 387,8%, para R$ 11,5 bilhões.

Já os investimentos realizados pela Eletrobras subiram 46,84% e somaram R$ 1 bilhão, sendo R$ 570 milhões no segmento de geração, R$ 375 milhões para os projetos de Angra 3 e R$ 139 milhões destinados à manutenção. Para a área de transmissão foram empregados R$ 378 milhões, sendo R$ 300 milhões destinados para reforços e melhorias.

Além da previsão de mais gastos para o ano que vem, a aproximação de eleições provavelmente polarizadas, sinais crescentes de desaceleração econômica no Brasil e uma inflação pressionada somam-se aos empecilhos para a valorização dos ativos locais, explicou Almeida.

O sr. está mais cauteloso, então, do que boa parte dos economistas em relação ao crescimento da economia mundial em 2022? É isso? Não diria que estou mais cauteloso. Não estou dizendo que (a retomada) não vai acontecer, mas há tantas variáveis envolvidas que é difícil prever qual será o desempenho da economia. Muitas coisas ainda podem mudar. Vai depender da solução de alguns desses problemas de que falamos há pouco e muito das decisões do Fed sobre as taxas de juros. Há também muita preocupação com a China. Se essa preocupação é por causa da política ou por causa do crescimento econômico, é difícil de decompor. Outro problema sério que estamos tendo é o climático, que afeta a produção de commodities agrícolas. No Brasil, por exemplo, houve uma quebra de safra neste ano (de produtos como milho, trigo, cana-de-açúcar). Isso pode ser só um problema local, mas para o futuro a gente tem de esperar mais situações anormais. Vamos ter mais secas, mais chuvas, mais furacões. Agora, com a aprovação do pacote de infraestrutura do governo Biden, de US$ 1 trilhão, certamente haverá uma melhora na perspectiva de crescimento em 2022.

O próprio governo afirmou que estaria oferecendo algumas alternativas, que não foram divulgadas, pois está ciente de que só assim será possível garantir a maioria necessária para aprovação da matéria.

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Todas as projeções para a inflação em 2021 estão bem acima do centro da meta deste ano, de 3,75%, que tem uma margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual (índice de 2,25% a 5,25%). No caso de 2022, a meta é de 3,50%, com margem de 1,5 ponto (2,00% a 5,00%).

Além disso, o Ebitda da Viveo somou cerca de R$ 118 milhões, 33,5% maior do que os R$ 89 milhões reportados no 3T20. Em suma, a receita líquida ficou em R$ 1,4 bilhões, alta de 23,5% em comparação ao mesmo período de 2020.

A produção nas montadoras se recuperou 11,0% no mês passado, após ter recuado por dois meses consecutivos. Excluindo automóveis, a produção manufatureira cresceu 0,6% em outubro.

Os estoques aumentaram 7,5% em setembro em relação ao mesmo período no ano anterior. No varejo, os estoques recuaram 0,2% em setembro, conforme estimado em relatório preliminar divulgado no mês passado, após alta de 0,2% em agosto. Os estoques de veículos caíram 2,9%, em vez da queda de 2,4% prevista no mês passado.

Ainda, refletindo a melhora do desempenho operacional no processo de reestruturação, o Ebtida (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado cresceu de 527%, R$7,923 milhões, para quase R$50 milhões no trimestre deste ano.

Os senadores em questão, Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e José Aníbal (PSDB-SP), se reuniram nesta terça-feira (16) com representantes do governo, e afirmaram estar claro que a proposta deve sofrer modificações e retornar à Câmara dos Deputados.

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