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A Petrobras anunciou nesta quinta-feira que elevará os preços do diesel em cerca de 25% em suas refinarias, enquanto os valores da gasolina deverão subir quase 19%, na esteira dos ganhos nas cotações do petróleo no mercado internacional em função da guerra na Ucrânia.

Em Portugal, por exemplo, onde a CSN detém a produtora de aços planos revestidos Lusosider, os planos são para “dobrar a produção”, disse o Steinbruch.

O quadro de incertezas das medidas tem dado gás para os argumentos dos aliados políticos e dos ministros do presidente Bolsonaro, que vão disputar as eleições deste ano, para que governo lance mão de um subsídio direto por três a seis meses para bancar a redução dos preços e mitigar o impacto da alta na inflação. Há uma pressão adicional para que o governo corte os tributos da gasolina.

Sob as novas exigências, o conceito de capital regulamentar aplicável às IPs será aprimorado de modo a garantir maior capacidade de absorção de perdas inesperadas, disse o BC.

A companhia encerrou o ano de 2021 com 1.688 instalações residenciais de sistemas solares e com uma carteira de 36 clientes comerciais – esses, atendidos por usinas remotas, não instaladas no próprio ponto de consumo.

PREÇOS DE AÇO

A receita líquida ficou em R$ 8,1 bilhões no quarto trimestre de 2021. O número representa recuo de 14,2% ante o mesmo trimestre do ano anterior.

Nesse sentido, o professor afirmou que grande parte do mundo é contrário ao conflito, inclusive dentro da Rússia. “É quase que um consenso contra a guerra”.

Em postagem no Twitter, ele afirmou que o mercado entendeu que um BCE mais agressivo na conduta da política monetária deve implicar num Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) igualmente mais duro, mesmo com a crise geopolítica.

Com essa manobra do Senado, Bolsonaro disse estudar a possibilidade de enviar um projeto de lei complementar com pedido de urgência para o Congresso para que uma ação semelhante seja feita com a gasolina. Ele lembrou ainda que o governo zerou, até o final deste ano, os impostos federais do gás de cozinha.

O plenário do Senado tem duas propostas pautadas para esta quarta-feira que miram na alta do preço dos combustíveis, uma que altera a cobrança do ICMS, fator que participa da composição do preço final dos combustíveis, e outra que cria uma conta de estabilização dos custos.

A única medida realmente garantida é a desoneração de R$ 19,7 bilhões em tributos do governo federal cobrados sobre o diesel, o biodiesel, o GLP e o querosene de aviação. Mesmo assim, o resultado da redução de impostos na bomba é uma incógnita. Técnicos do governo admitem que nem todo o corte de impostos chegará à bomba dos postos em benefício dos consumidores finais.

No cenário doméstico, o destaque fica para os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, que será divulgado às 9h. Segundo analistas ouvidos pela Refinitiv, é esperado um aumento mensal de 0,96%, o que elevaria o IPCA de 12 meses para 10,50%.

Segundo Padilha, secretário de Pernambuco, essas medidas são populistas e não resolverão o problema. “O ICMS está congelado há cinco meses, e o preço aumentou. O Brasil errou nesse debate ao politizar a solução. Se arrancar o ICMS, em nada vai interferir no preço porque o próximo aumento da Petrobras vai acontecer”, critica.

Nesta quinta, a Petrobras informou que reajustou o valor dos combustíveis. Os novos valores passam a ser válidos a partir de amanhã. Com o reajuste, o preço médio dos combustíveis nos postos de abastecimento deve subir para R$ 7,02 por litro no país, calculou a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Fertilizantes (Fecombustíveis). Atualmente, a média é de R$ 6,57 por litro. Já o diesel deve saltar de R$ 5,60 por litro para R$ 6,48, em média.

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