Torres de transmissão de energia perto da represa de Diadema10/02/2015REUTERS/Paulo WhitakerA carga de energia no Brasil teve crescimento de 3,5% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, indicando a retomada da economia, com menor distanciamento social e maior acesso da população à vacina contra Covid-19, conforme informou em nota nesta quinta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O Ibovespa oscila, nesta quarta-feira (1º), com a divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e o ambiente desfavorável no exterior. Às 12:30, o Ibovespa subia 0,22%, a 119.037 pontos.

“O objetivo é mitigar potencial impacto tarifário oriundo da descontratação da energia das usinas cotistas (da Eletrobras), prezando, assim, pela neutralidade tarifária”, disse o ministério.

Veja mais:

Apesar de um crescimento nas exportações, para 6,5 milhões de toneladas de soja (veja tabela abaixo), o total gerado de divisas de 3,15 bilhões de dólares ficou inferior ao visto no minério de ferro.

Pouco antes, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110 em tramitação no Senado, disse que pretende entregar seu parecer nas próximas horas para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Em seguida, a proposta será levada ao plenário.

Os números do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciam que a economia brasileira perdeu fôlego, após avanço de 1,2% no 1º trimestre. Além disso, a fala do vice-presidente Hamilton Mourão de um possível racionamento para conter a crise hídrica tem deixado o mercado mais pessimista. A economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória, analisou o cenário e destacou alguns pontos que podem preocupar o crescimento do país.

Confira outros destaques desta quarta:Fluxo cambial total no ano é positivo em US$ 19,95 bi até 27 de agosto

Nos Estados Unidos, as bolsas estão subindo. O S&P 500 está operando em +0,28% (4.536,70), o Nasdaq registra +0,20% (15.339,40), enquanto o Dow Jones está em +0,39% (35.450,36).

A inflação deste ano está sendo bastante surpreendente para o Banco Central e para o mercado. É a maior surpresa da história do regime de metas para a inflação (instaurado em 1999). E é uma surpresa alta e persistente. Quando você tem uma surpresa por alguns meses consecutivos, teoricamente as pessoas deveriam se surpreender menos, mas isso não está acontecendo. Outro fato é que o Focus (pesquisa feita pelo BC com bancos e consultorias para saber as expectativas do mercado) reage muito lentamente. Quando você pensa em projeção para 12 meses, o mercado ainda acredita que a inflação vai convergir para a meta no ano que vem. Ele não tem ajustado a expectativa. Isso mostra uma certa inércia do Focus e do mercado. As expectativas no Focus estão demorando para se mexer, e são essas expectativas que o Banco Central foca. Mas é questão de tempo para o Focus começar a subir as expectativas para 2022. O choque no preço da energia vai aumentar significativamente a inflação neste ano e, pela inércia inflacionária, deve começar a afetar os preços no ano que vem. Mas tem outra variável importante para o ano que vem, o câmbio. O mercado agora está muito estressado com a questão dos precatórios e do Bolsa Família. O mercado espera hoje uma solução menos pior para esses pontos.

O BTG Pactual inseriu quatro novas ações na própria carteira recomendada para o mês de setembro. As principais adições foram da Magazine Luiza (MGLU3) e da B3 (B3SA3), mas também houve a inserção da Gerdau (GGBR4) e da Vamos (VAMO3).

Leia também:

Veja mais:

Veja mais:

impera aparati cena

rMKJ2GeBgA

Deixe o seu comentário