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As estimativas anteriores eram de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,5% e 2,3%, respectivamente.

“Reconhecemos nosso papel atuante neste desafio que é promover impactos socioambientais positivos no país… Este contrato com a Omega representa um marco para o uso de energia elétrica limpa em quase 100% de nossas unidades produtivas”, afirmou a gerente de sustentabilidade da Heineken, Ornella Vilardo.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 1,2 por cento. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de queda de 0,5 por cento na variação mensal e de alta de 1,8 por cento na base anual.

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Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 1,2 por cento. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de queda de 0,5 por cento na variação mensal e de alta de 1,8 por cento na base anual.

Na véspera, o governo definiu que a Eletrobras antecipará 5 bilhões de reais à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em 2022, com o objetivo de ajudar a aliviar a pressão de alta nas tarifas de eletricidade.

Reforma do IR, produção industrial e mais destaques desta quinta-feiraPreços ao produtor na zona do euro sobem mais do que o esperado em julho

Lucas Claro, analista do BTG Pactual digital, avalia empresas do setor de siderurgia e mineração, diante de queda do minério de ferro. Além disso, Lucas também analisou cenário para bancos. Confira a análise:

A Opep afirma que a demanda total por petróleo deve superar a marca de 100 milhões de bpd no segundo semestre de 2022, ficando no próximo ano em média em 99,9 milhões de bpd. Ela espera que a atividade econômica ganhe impulso, apoiada por estímulos, enquanto a pandemia da covid-19 é controlada por vacinação e melhora nos tratamentos, apoiando a alta na demanda pelo óleo.

O PMI (em português, Índice de Gerentes de Compras) do Caixin/Markit caiu a 49,2 no mês passado, de 50,3 em julho, sendo que a marca de 50 separa crescimento de contração. Além disso, o subíndice de produção recuou a 47,7, ritmo mais lento desde fevereiro de 2020, quando a China viveu o ápice da pandemia. Já o subíndice de novas encomendas caiu a 48,0.

Pelos fundamentos da economia e pela valorização das commodities, a taxa de câmbio deveria estar mais apreciada. Então, tem um prêmio de risco, sim, ligado à incerteza política e fiscal. Quando a pandemia começou, a taxa de câmbio depreciou bastante, porque a aversão ao risco aumentou globalmente. Todas as moedas depreciaram. O real foi a moeda que ficou mais depreciada por mais tempo. Isso está relacionado ao fiscal, à dúvida em relação à manutenção do teto. Aí o câmbio influencia a inflação. É claro que isso surpreendeu o mercado e o BC também. Quando o BC jogou a Selic (a taxa básica de juros) para baixo, imaginou que a depreciação do câmbio seria temporária. O que acabou não ocorrendo. Mas eu diria que essa não é uma surpresa do mês a mês. A surpresa do câmbio aparece no médio prazo. Já essa surpresa que aparece mês a mês está relacionada à pandemia, à quebra de cadeia produtiva que ninguém conseguiu prever. Isso está se prolongando. Outro ponto que explica essa surpresa é a inércia inflacionária. O mercado e o BC acreditavam que a inércia inflacionária da economia tinha sido quebrada depois de a inflação convergir para a meta em 2017 e 2018. Isso se mostrou errado. A inércia ainda é muito elevada e anda com a inflação. Quando a inflação começa a subir muito, a inércia aumenta.

Já 2022 deve apresentar forte desaceleração, com a possibilidade inclusive de estagnação da economia caso o racionamento de energia elétrica se concretize diante da crise hídrica.

No primeiro semestre, a SulAmérica (SULA11), assim como outras seguradoras da Bolsa, sofreu com a escalada da Covid e a alta da sinistralidade, tendo muitas baixas em seus ganhos. Porém, mesmo com a grande crise, o pior parece que está ficando para trás e chegou a hora de dar uma nova chance para os papéis.

A General Motors disse nesta quinta-feira que a escassez de chips e as restrições contra Covid-19 estavam atrasando a produção, com a empresa recorrendo a reparos e envio de veículos inacabados às concessionárias.

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