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Fonte: Dow Jones Newswires.
Já o Banco Central Europeu (BCE) decidiu, ontem, manter inalterada a sua taxa, em -0,5%. Mas anunciou também o início da redução do ritmo de compra de ativos a partir do próximo trimestre, finalizando até março de 2022 o programa emergencial de estímulos à economia montado no ano passado para reduzir os efeitos da pandemia da covid-19.
As lojas físicas tiveram aumento de 15% no fluxo de visitas na comparação com outubro. Os shopping centers, por sua vez, cresceram 9%. As lojas localizadas em ruas receberam 14% mais visitas no levantamento mensal, enquanto os estabelecimentos situados nos shoppings avançaram 23%.
O Ibovespa seguiu a variação positiva das bolsas da Europa e da Ásia e abriu o pregão desta quinta-feira (16) em alta. Em entrevista ao BM&C News, Beto Assad, analista da Kinvo, analisou o gráfico do Ibovespa, apresentando que o índice está com uma tendência de alta a curto prazo.
O negócio ainda depende de aprovação de uma assembleia geral de acionistas, marcada para ocorrer em 17 de janeiro, e de condições favoráveis de mercado.
Nvidia perdeu 2,1% e Alphabet caiu 1,9%, ambos pesando no S&P 500 e Nasdaq. O índice de crescimento do S&P 500 recuou 0,7% e o índice de valor teve queda 1,4%. Todos os 11 principais setores do S&P 500 perderam, com o financeiro liderando a queda, recuando 2,3%. Energia perdeu 2,2%.
Futuro da Selic
O Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira (17), em linha com os principais mercados internacionais.
O consórcio integrado por TotalEnergies, Petronas e Qatar Petróleo arrematou o bloco Sépia, o mais cobiçado do leilão no pré-sal da Bacia de Santos. Após o anúncio da proposta vencedora, a Petrobras exerceu seu direito de atuar como operadora, com 30% de participação no grupo vencedor.
Na B3, às 13:13 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,07%, a 5,7050 reais.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,25%, a 7.260,61 pontos.
As empresas estão se preparando para aumentos mais acentuados nos preços de remessa e logística em 2022, depois que os custos da cadeia de suprimentos dispararam na corrida para movimentar as mercadorias durante a pandemia. Provedores de transporte e logística estão buscando grandes aumentos nos preços dos contratos para o próximo ano, sinalizando que a pressão inflacionária impulsionada pela forte demanda e capacidade restrita nos mercados de frete deve persistir.
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