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Tampouco o G-7, como grupo, oferecerá maiores oportunidades de abertura para o Brasil. A estrutura, engessada há décadas, pretende preservar a situação como se encontra, perpetuando uma estrutura de poder internacional hermética e não inclusiva. A participação ocasional de um país nas reuniões não implica, necessariamente, uma voz ampliada na comunidade internacional. O fato é que as estruturas atuais de poder, à exceção do BRICS, não pretendem diversificar sua estrutura e atuação.

Na última cúpula do BRICS, na África do Sul, muito se comentou a respeito do aumento da relevância da China com a inserção de novos parceiros ao novo arranjo de governança global. Alguns buscaram o momento para criticar a participação do Brasil no bloco dizendo que, de alguma forma, a entrada de novos membros diminuía o status internacional do País. De fato, tentou-se reproduzir a ideia de que o BRICS é um arranjo fadado ao fracasso e que passou a ser um clube de países não democráticos. Além disso, muito se comentou que era negativo ao Brasil estar associado ao grupo e que a possível entrada da Argentina seria um prêmio de consolação. Uma série de mantras foram repetidos reportando a narrativa de países que veem neste novo arranjo internacional uma ameaça à sua preponderância e relevância. Também alguns afirmaram que a neutralidade deveria ser uma peça fundamental da Política Externa Brasileira, a fim de – ao manter-se em cima do muro – tentar buscar ganhos com todas as parcerias comerciais. Poderia até fazer sentido, se os ganhos oriundos do relacionamento com os Estados Unidos e União Europeia oferecessem ao País a possibilidade de ganhos exponenciais e não marginais, como tem sido o caso nas últimas décadas.

“Existia uma brincadeira com os democratas [na época de Reagan] em que o presidente dizia o seguinte: ‘A teoria econômica dos democratas é se mexe taxa, se continua mexendo regula, e se parar de mexer subsidia’, é o que aparentemente o governo [brasileiro] está tentando fazer, só taxar. Ninguém fala em reforma tributária para reduzir os impostos”, finaliza Arilton Teixeira.

Barril WTI: -0,39% (a US$ 89,68)Barril Brent: +0,02% (a US$ 93,29)(15h50) – Balança comercial brasileira tem saldo positivo de US$ 1,5 bilhão na 4ª semana de setembroA Secretaria de Comércio Exterior informou nesta segunda-feira (25) que a balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 1,590 bilhão na quarta semana de setembro. No ano, a balança segue positiva em US$ 69,614 bilhões.

Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em lote doado pela Prefeitura de Brasília, em outubro de 1967. Foto: Agência Brasil O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), comunicou nesta quarta-feira (20) um corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, para 12,75% ao ano. Essa é a segunda vez que a autarquia decide reduzir a Selic, após sete reuniões consecutivas com a taxa mantida em 13,75%.

Foto: Envato MarketResumo do mercado nesta quinta-feira (21):

De 2012 a 2019, o percentual de homens sindicalizados superava o de mulheres sindicalizadas; porém essa diferença diminui ao longo dos anos e, em 2022, a sindicalização entre as mulheres (9,3%) era superior à dos homens (9,1%).

IndicadoresO Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,35% em setembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número veio dentro das projeções do mercado, que esperavam 0,38% para o período. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 3,74% e, em 12 meses, de 5,00% (ante estimativa de 5,01%), acima dos 4,24% nos 12 meses imediatamente anteriores. Em setembro de 2022, a taxa foi de -0,37%. Já o IPCA-E, que é o IPCA-15 acumulado no trimestre, foi de 0,56%, acima dos -0,97% registrados em setembro de 2022.

Para ele, os preços da commodity têm surpreendido bastante, principalmente depois da aliança formada entre a Arábia Saudita e a Rússia a respeito da produção de petróleo. Entretanto, James acredita que o mercado já precifica alguns outros cenários, como por exemplo, a eleição de um republicano nos EUA como próximo presidente.

“Vamos ver como que a receita vai reagir nos próximos quatro meses. Sem isso, não dá para fazer uma avaliação. Vamos lembrar que o bloqueio não foi significativo nesse quarto relatório bimestral, mas ele aconteceu justamente por conta da frustração da receita. Se as receitas não nos frustrarem nos próximos dois bimestres, nós podemos estar falando em não haver bloqueio”, disse Simone Tebet, em entrevista na capital paulista.

“Ao avaliar a orientação adequada da política monetária, o Comitê continuará a monitorizar as implicações das informações recebidas para as perspectivas económicas. O Comitê estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que possam impedir a consecução dos objetivos do Comitê.”

Powell: O pior que pode acontecer é não atingirmos estabilidade de preços.

Apesar da desaceleração do segundo trimestre, a economia chinesa tem uma meta de crescimento de 5% para este ano. O ajuste, de acordo com especialistas entrevistados pela CNN Brasil, tende a acompanhar a aliança com o Brasil tanto para o comércio quanto para investimentos. Afinal, um dos fortes interesses atuais da nação envolve energias renováveis como a eólica e a solar. 

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