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Atualizado às 15h03
A expectativa do setor para este ano é de crescimento de 9,4% na produção, para 2,46 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, e de avanço de 8,5% nos licenciamentos, para 2,3 milhões de unidades. A previsão para exportações é de alta de 3,6%, para 390 mil unidades, longe do pico de cerca de 630 mil atingido em 2018.
Entre os indicadores nacionais, o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) foi de 0,52% em dezembro, segundo o IBGE. O acumulado no ano atingiu 18,65%, subindo 8,49 pontos percentuais em relação a 2020 (10,16%) e chegando à maior taxa para este indicador na série histórica, iniciada em 2013.
“O consenso que existe é que acho que não existe muito espaço para ir além do que está sendo negociado agora, na casa dos R$ 5,70, para o dólar futuro. Acho que talvez a gente pode até ali mais próximo das eleições, meados do meio do ano, um pouco antes das eleições, caminhar para algo pior, até porque o Banco Central americano vai estar subindo os juros, talvez suba já no mês de março, mas a expectativa é que suba pelo menos três vezes nesse ano de 2022. Isso vai trazer uma pressão para a valorização do dólar, essa que é a leitura”, afirma Saravalle.
Se as previsões forem precisas, o último trimestre seria o melhor último trimestre da gigante de tecnologia sul-coreana desde 2017.
“Hoje o Modal era o principal concorrente para a XP e isso faz parte na minha visão de uma disputa agora que fica polarizada entre XP e BTG Pactual”, disse o especialista à BM&C News.
“As empresas deverão informar até a próxima quarta-feira quantos voos foram cancelados, quantos passageiros foram afetados, a previsão para os próximos 15 dias e qual o plano de contingência para minimizar os danos sofridos pelos consumidores”, disse o órgão em nota.
Na sexta-feira, a Vero, provedora de internet, comunicou a desistência do IPO. A empresa tinha planos de fazer uma oferta de R$ 1 bilhão.
O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (11), impulsionado pelas ações de siderúrgicas e mineradoras que sobem na esteira do minério de ferro. As ações de varejistas também ajudam a manter o índice no azul.
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Ela tem de equilibrar em cima da norma, da lei. Tivemos a quebra do monopólio do petróleo, a Lei das Estatais e a Lei das Sociedades Anônimas, que diz que a Petrobras tem de se comportar como empresa de mercado, privada. Até há uma saída: se o acionista controlador quiser fazer alguma ação, como aconteceu em 2018, no final do governo Temer, tem de indenizar a empresa. Ainda há pessoas que consideram, por desinformação ou outro motivo, que a Petrobras deva ser responsável pela redução de preço. Ela não tem condições de fazer isso. Em 2020, quando o (petróleo) Brent esteve bastante baixo, chegou a US$ 13 (o barril), a Petrobras teve prejuízo por três trimestres seguidos, mas teve de seguir o preço de mercado.
Em outro cenário, o analista pontuou que uma correção saudável seria voltar para a região de R$79,40: “Eu ficaria um pouco mais preocupado se, por acaso, viesse perder esse nível de preço de R$79,45”, disse.
“Há um risco de que a inflação seja elevada por um longo período de tempo e precisamos responder de forma direta, clara e agressiva”, afirmou Bostic à Reuters em entrevista na segunda-feira. “Se as coisas continuarem do jeito que estão, março seria uma possibilidade razoável”, para o primeiro de uma série de aumentos nos juros para compensar a inflação, que está muito acima da meta de 2% do banco central.
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