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Foto: Agência Brasil O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, informou que o programa Voa Brasil, que vai oferecer passagens a R$ 200, poderá chegar a 1,5 milhão de bilhetes aéreos  por mês. O projeto está previsto para começar em agosto, disse França, em aula magna do Instituto de Geografia, no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), nessa quinta-feira (13).

Fonte: The Daily Shot – 03/jul/2023Essa é uma comparação simples e criticável, pois desconsidera as vantagens competitivas das empresas, os níveis de rentabilidade, endividamento, caixa, entre outros fatores. Em outras palavras, não é necessariamente esperado que essas big techs negociem no mesmo múltiplo que outras empresas ou setores. No entanto, é importante ressaltar a magnitude do descolamento e a diferença expressiva de precificação existente.

Falta de competitividadeEm nota, a CNI destaca que a indústria nacional sofre com a falta de competitividade gerada pela complexidade do sistema tributário e pela escassez de crédito provocada pelos juros altos. Apesar disso, a entidade considera que o avanço da reforma tributária no Congresso Nacional e a queda da inflação, com a provável redução da Taxa Selic (juros básicos da economia) neste semestre, melhoram as perspectivas para a economia brasileira.

NaChina, oProduto Interno Brutocresceu 6,3% no segundo trimestre de 2023 em relação ao ano anterior, abaixo das expectativas de 7,3% do mercado para o período. Além disso, asvendas no varejosubiram 3,1% em junho na comparação anual (ante estimativa de 3,2%), enquanto aprodução industrialteve alta de 4,4% (frente ao consenso de 2,7%).

Desenvolvendo Habilidades EmpreendedorasCriatividade: A Barbie é conhecida pelo seu senso de moda e estilo, então por que não deixar as crianças soltarem a criatividade e montarem um desfile de moda com roupas feitas de papel? Ou, fugindo um pouco da moda, elas podem abrir uma sorveteria de unicórnios mágicos ou até mesmo uma agência de detetives para ajudar a desvendar os mistérios do mundo das bonecas.

Uma boa notícia, é que a maioria das vendas em imóveis em construção ou prontos, o que ajudará no poc do DRE. Importante também que tiveram 2 lançamentos em condomínio que gerarão torna de terreno, ajudando ainda mais nos números do trimestre.

Em suma, Awad finaliza mostrando quais os setores que ele acredita que serão melhores a longo prazo. “Para longo prazo a gente busca empresas que estão em um ciclo de receita razoável, ou tem algum tipo de proteção contra a inflação e que ganham com o juro real mais baixo, como empresas de concessões de estradas, que são normalmente empresas bem alavancadas, com dívidas indexadas à selic, então a hora que a selic cai elas ganham”.

• Baixas taxas de administração: geralmente, mais baixas do que os fundos mútuos;

IndicadoresNos EUA, o Bureau of Labor Statistics divulgou o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 209 mil empregos não agrícolas em junho, ficando abaixo das estimativas do mercado, que rondavam em 225 mil. Além disso, a taxa de desemprego caiu para 3,6%, dentro do consenso dos investidores.

*Mariana do Prado Bernabé é sócia no escritório Mantovani & Bernabé Advogados Associados e membro Efetivo da Comissão de Direito Societário e Mercado de Capitais do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

A balança comercial da zona do euro acumulou um déficit de 300 milhões de euros em maio, conforme mostraram dados do Eurostat. O número é resultado de 241,9 bilhões de euros em exportações e 242,2 bilhões de euros em importações. Em maio de 2022, o déficit da balança comercial do bloco ficou em 30,3 bilhões de euros.

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