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Posto de gasolina. Foto: Agência Brasil, Rovena RosaA reoneração da gasolina e do etanol a partir de março está assegurada, confirmou há pouco a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda. Segundo a pasta, o formato do aumento das alíquotas está sendo discutido entre o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, e a diretoria da Petrobras, no Rio de Janeiro, mas já está certo que a arrecadação será recomposta em R$ 28,88 bilhões neste ano, conforme anunciado pelo ministro Fernando Haddad, em janeiro.

Nesse sentido, o pedido foi registrado com o apoio de 216 deputados. No entanto, ainda não houve checagem por parte da Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara. Como a coleta de assinaturas aconteceu em janeiro, antes da atual legislatura, iniciada em 1º de fevereiro. Há parlamentares que não exercem mais o mandato e que não poderão ser considerados.

Acerca da Autossuficiência TecnológicaDe acordo com o plano submetido ao Parlamento, o Ministério de Ciência e Tecnologia será reestruturado com o objetivo de avançar mais rapidamente em direção a uma maior autossuficiência no segmento científico e tecnológico, em resposta à pressão externa. O ministério reestruturado será supervisionado por um órgão recém-criado do Partido Comunista, a Comissão Central de Ciência e Tecnologia, endurecendo a supervisão partidária sobre esses setores.

Pela manhã, o Produto Interno Bruto (PIB) real dos Estados Unidos registrou alta de 2,7% no quarto trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a segunda leitura do Departamento do Comércio. O resultado ficou abaixo das estimativas do mercado, que aguardavam 2,9% no período. O número do terceiro trimestre foi de crescimento de 3,2%.

No ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro zerou as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para a gasolina, o etanol, o diesel, o biodiesel, o gás natural e o gás de cozinha. Em 1º de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória 1.157, que previa a reoneração da gasolina e do etanol a partir de 1º de março e a dos demais combustíveis em 1º de janeiro de 2024.

*Daniela Alves é Diretora do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI)

RefugiadosAssim que iniciou o conflito, uma crise humanitária rapidamente se instalou, e milhões de residentes ucranianos foram forçados a saírem de suas casas por segurança.

Nesta quarta-feira (8), o Federal Reserve (FED) divulgou o Livro Bege, revelando que a atividade econômica geral aumentou ligeiramente no início de 2023. O Livro Bege é um tipo de sumário referente às condições econômicas dos EUA e serve de base para as decisões de política monetária do BC dos Estados Unidos.

Despesas com jurosOs gastos com juros ficaram em R$ 52,320 bilhões no mês passado, contra R$ 59,007 bilhões em dezembro e R$ 17,772 bilhões em janeiro de 2022.

Na Bolsa, pode valer a máxima de comprar na baixa e vender na alta. A ideia por trás deste conceito é a de você fazer um bom negócio. Os investidores mais experientes ficam de olho na relação de Preço X Valor de um Papel, pra não pagar mais caro e não perder eventualmente o seu potencial de valorização.

Segundo, e mais grave, Lula e o PT olham a economia com olhos míopes, mirando apenas no curto prazo. O IPCA em 5.79%, está acima da banda superior da meta, e isso é agravado pelo fato do núcleo da inflação estar muito elevado na casa do 9%. Baixar a taxa de juros agora pode causar a volta da inflação uma vez que o país se encontra em um desarranjo fiscal com gastos muito acima do razoável. Simultaneamente, as expectativas de inflação para o ano de 2023, e os próximos, seguem elevadas e vem aumentando há nove semanas consecutivas, o que significa que o mercado não acredita no cumprimento das metas de inflação na ausência de um novo arcabouço fiscal crível e exequível.

O professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Marco Antônio Rocha concorda com a reoneração dos combustíveis pelos impostos federais. Entretanto, ele afirma que o governo perdeu a oportunidade de colocar em debate a política de preços da Petrobras. Atualmente, a empresa precifica os combustíveis com base no valor internacional do barril de petróleo, e não no custo local de produção. O modelo é uma média dos preços estimados pela S&P Global Commodity Insights para gasolina, diesel, querosene de aviação e GLP.

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