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como construir aos poucos
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como construir aos poucos

Logo do FMI – Foto: ReutersO Fundo Monetário Internacional (FMI) diminuiu as previsões de crescimento na economia global no novo documento trimestral, divulgado nesta terça-feira (11). Segundo o relatório “Perspectiva Econômica Global“, a estimativa de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial foi para 2,8% em 2023, ante alta de 2,9% da publicação feita em janeiro. Além disso, o Fundo também cortou a estimativa de crescimento em 2024 para 3,0%, frente à estimativa anterior de 3,1%.

IndicadoresNoBrasil, ovolume de serviçosno Brasil caiu 3,1% em janeiro frente a dezembro, na série com ajuste sazonal, conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o setor se encontra 10,3% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 3,1% abaixo do ponto mais alto da série (dezembro de 2022). Na série sem ajuste sazonal, frente a janeiro de 2022, o volume de serviços avançou 6,1%, sua 23ª taxa positiva consecutiva. O acumulado em doze meses passou de 8,3% em dezembro de 2022 para 8,0% em janeiro de 2023, menor resultado desde setembro de 2021 (6,8%).

BR Properties (BRPR3) – A BR Properties comunicou ao mercado nesta terça-feira (11) que a oferta pública de aquisição (OPA) sobre a companhia da Slabs Investimentos, subsidiária da GP Investments, foi concluída com sucesso e que a empresa adquiriu ações correspondentes a 89,74% do capital social da empresa, ou cerca de 10,4 milhões de ações. A aquisição dos ativos da BR Properties ocorreu em leilão por R$ 64, num preço total de R$ 666,85 milhões, informou a companhia, em fato relevante. A liquidação da oferta ocorrerá em 13 de abril, afirmou a companhia.

Portanto,direito aos JCP declarados os acionistas com posição na companhia em 24 de abril de 2023. A partir de 25 de abril de 2023, as ações do Santander serão negociadas ex-JCP.

Segundo o presidente da Febraban, uma das sugestões a serem apresentadas pelas instituições financeiras será um novo marco legal de garantias (bens e ativos que cubram eventuais calotes), cujo projeto tramita no Congresso Nacional. “Uma das razões a juros bancários elevados é pouca efetividade de garantias. Se o país tiver o Marco Legal de Garantias, vamos dar um passo importante para reduzir o custo de crédito”, declarou Isaac Sidney.

Para 2024, a pesquisa Focus elevou as estimativas para o IPCA, de 4,14% para 4,18%. Além disso, os economistas diminuíram a expectativa do crescimento econômico, para 1,40%, de 1,44% da semana anterior, e do câmbio, de R$ 5,27 para R$ 5,26.

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Outro dado importante foi a abertura de 145 mil postos de trabalho no setor privado em março, conforme mostrou oRelatório de Emprego ADP. O número veio bem abaixo das projeções do mercado, que previam a criação de 200 mil empregos no mês. Em fevereiro, foram abertas 261 mil vagas, conforme dados revisados.

A âncora saiu manca, um projeto com pouca possibilidade de ser executado por depender quase que integralmente de receitas, muitas extraordinárias, no momento que o mundo flerta com a recessão, e outras sem a menor ideia de onde virão, seguida por platitudes sobre “zerar o déficit” em 2025, e produzir um superávit primário em 2026. Trata-se, basicamente, de um “bingo de palavras fortes” para acalmar o mercado, sem uma parte crucial do plano, que é o COMO!

“Se, até lá, a questão não for resolvida, existe, sim, um risco muito sério no mercado de dívida americana. Com repercussões para os investimentos no mundo inteiro porque isso vai afetar o preço mais importante da economia mundial, que é a taxa de juros de 10 anos“, comentou.

Quarta-feira (12 de a abril)

Situação B: aumento da despesa acima da faixaSuponha agora que a inflação tenha sido de 4%, portanto o piso e o teto de gastos serão aproximadamente 4,6% (IPCA+0,6%) e 6,5% (IPCA+2,5%). Nesse caso, se a arrecadação aumentar em 10%, a despesa não poderá aumentar em 7% (regra 1: 70% do aumento da arrecadação), porque ficará fora do teto estabelecido da regra 2 (6,5%). Portando, o governo poderá aumentar o seu gasto somente em 6,5%.

Não se trata, portanto, de uma mera visita de cortesia ou política, mas algo estratégico para o Brasil. O presidente da república brasileira deveria levar em sua pasta uma quantidade enorme de projetos de infraestrutura que o Brasil tanto precisa, mas que não saem do papel há anos e somente retardam o processo de desenvolvimento brasileiro. A China é o parceiro ideal, com capacidade e interesse em ampliar investimentos no Brasil, que é o país com quem possui sinergias que podem tornar-se ainda mais exponenciais. Os resultados poderiam ser muito positivos. Resta esperar.

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