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Passada a recente turbulência no mercado financeiro com a quebra do SVB, Signature e a fusão do Credit Suisse com o UBS, penso que hoje a grande discussão passa a ser acerca da seguinte pergunta:

O Ibovespa opera em queda nesta quinta-feira (13), após saírem dados de inflação ao produtor e seguro-desemprego nos Estados Unidos. Além disso, os investidores reagem às falas do presidente Lula.

No Brasil, o governo encaminha ao Congresso o projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que estabelece metas e prioridades do governo federal para o orçamento do ano que vem.

“Esclarece-se que no acordo firmado estarão desembaraçadas as ações necessárias para a realização, durante o exercício de 2023, de eventual oferta pública de distribuição secundária relativa à transformação da Copel em companhia de capital disperso e sem acionista controlador”, afirmou João Carlos Ortega, chefe da Casa Civil, em carta anexada na nota da companhia enviada ao mercado.

Por volta das 11h05, o principal índice da bolsa brasileira opera em leve queda de 0,17%, cotado a 100.948 pontos.

A atuação da Autarquia contra atos ilegais de quaisquer participantes do mercado encontra embasamento legal nos artigos 4º e 8º, inciso I, da Lei nº 6.385/76, que cria a Comissão de Valores Mobiliários. Além disso, a Lei estabelece, em seu artigo 9º, incisos V e VI, que cabe à CVM apurar, mediante processo administrativo, atos ilegais e práticas não equitativas dos diversos participantes do mercado de capitais – aplicando aos autores de tais infrações as penalidades previstas no artigo 11, sem prejuízo de eventual responsabilização civil ou penal.

Estes procedimentos são utilizados sempre que a CVM apura a existência de indícios de atuação irregular no mercado. Por meio dos Ofícios de Alerta, utilizando-se de uma conotação educativa, a Autarquia comunica irregularidades e determina prazo para a sua correção – sem a abertura de processo administrativo sancionador. Já por meio de Stop Orders, a CVM proíbe, sob pena de multa diária, a prática de atos prejudiciais ao regular funcionamento do mercado.

As principais mudanças foram: (i) os contratos sem licitação voltaram a ser permitidos, em um modelo mais radical do que antes: no limite, o município nem precisa aceitar assinar o contrato; (ii) o arranjo preferido com o setor privado passa a ser a Parceria Público-Privada “administrativa”, que antes estava limitada a 25% do contrato. Aqui há dois problemas: primeiro, aumenta o risco político do investidor (já que, ao contrário de uma concessão comum, onde o privado pode realizar a cobrança diretamente dos usuários, nesse arranjo o privado recebe da estatal); e, segundo, que, agora, sendo possível chegar à totalidade da operação subcontratada, há apenas duas consequências possíveis: ou o consumidor vai pagar o dobro pelo serviço (o custo da estatal e mais o custo do privado); ou a empresa pública, caso não repasse os custos dobrados, vai à falência; e (iii) a comprovação econômico-financeira que antes era necessária para que a estatal pudesse permanecer com seus contratos (era o que garantia que o investimento seria feito) foi afrouxada – e, agora, pode ser apenas uma peça de ficção, com contratos prorrogados por décadas.

A recente passagem da líder taiwanesa, Tsai Ingwen, pelos Estados Unidos, a caminho da Guatemala e Belize, com encontro com o presidente da Câmara de Deputados, Kevin McCarthy, vem na esteira de uma série de atitudes norte-americanas evidenciando uma alteração na postura quanto ao reconhecimento da política de “Uma Só China”, além de servir como uma forma velada de apoio a grupos pró-independência. Os Estados Unidos, na tentativa de conter a ascensão chinesa, tem utilizado, principalmente, da questão de Taiwan para desafiar o princípio de “Uma Só China” e transformar um assunto doméstico da China em algo internacional. Para piorar, os Estados Unidos vêm fornecendo enormes quantidades de armamentos a Taiwan, transformando a província num verdadeiro barril de pólvora, aumentando sobremaneira a tensão naquela região do mundo, incitando Taiwan a buscar a independência, criando-se um risco muito sério à estabilidade regional e à paz global. Utilizando-se do apoio aos grupos pró-independência em Taiwan, os países do Ocidente têm validado uma agenda doméstica separatista para conter a ascensão de Beijing.

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