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Sem chuvas e com alta do consumo de energia elétrica, o nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste alcançou o menor patamar, pelo menos, desde a crise de 2001, quando ocorreu o maior racionamento da história do Brasil. Nesse mesmo período, em 2000, ano que precedeu o apagão, as represas estavam com 20,8% do seu armazenamento; em 2001, já com um programa de redução compulsória de energia, em 21,8%. Neste ano, até dia 15 de setembro, dado mais recente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível era de 18,2%.
A coordenadora de Gestão e Inteligência de Mercado da Safira Energia, Juliana Hornik, afirma que o problema é resultado de quase dez anos de chuvas abaixo da média. Na bacia do Rio Grande, por exemplo, seria necessário chover mais do que duas vezes a média para melhorar a situação. Segundo ela, embora a expectativa seja de que as chuvas já comecem em outubro, a recuperação dos reservatórios só começaria em dezembro, e em janeiro já teria de estar com 20%.
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A Copel também anunciou o pagamento de R$ 239 milhões em juros sobre o capital próprio, sendo R$ 0,08249641 o valor por ação ordinária ou R$ 0,44548065 por unit.
Na semana, o dólar avançou 0,37%, evitando uma correção mesmo depois de ter saltado 1,62% na semana anterior –quando o mercado sentiu o baque da escalada da crise político-institucional após o 7 de Setembro.
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As ações de mineração perderam 3,6%, refletindo queda nos preços das commodities.
O banco central prefere medidas padronizadas a respeito da taxa básica, com ações não convencionais também possíveis em certas circunstâncias, acrescentou ela sem entrar em detalhes.
Funchal frisou que, além da fonte de financiamento, o governo também precisa garantir espaço orçamentário em 2022 para abarcar o novo programa e, para isso, uma solução para a questão dos precatórios é fundamental.
“Os voos extras já em outubro são uma resposta rápida que estamos dando ao aumento da procura e das vendas de viagens para Portugal desde a flexibilização das regras de entrada no país. Nos próximos dois meses, faremos inclusões pontuais à oferta que já tínhamos, mas confiantes na consolidação da demanda e na manutenção das atuais regras, estamos planejando um voo diário entre nosso maior hub e Lisboa em dezembro. Estamos animados com esse início da retomada internacional”, disse em nota o gerente de Planejamento de Malha da Azul, Vitor Silva.
A iniciativa se soma à joint venture da BRF anunciada no mês passado com a AES Brasil para autoprodução de energia eólica no Complexo Eólico Cajuína (RN), e outros projetos em andamento, envolvendo produtores integrados.
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