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Na avaliação de Bazzi, em razão da Rússia ser o terceiro maior produtor de petróleo mundial e o segundo maior exportador, isso está prejudicando a oferta da commodity no mundo inteiro.
Mais importante, talvez, analistas e investidores dizem que a dinâmica do mercado doméstico de combustíveis do Brasil mudou recentemente, à medida que as reformas abriram espaço para mais concorrência.
Com essa manobra do Senado, Bolsonaro disse estudar a possibilidade de enviar um projeto de lei complementar com pedido de urgência para o Congresso para que uma ação semelhante seja feita com a gasolina. Ele lembrou ainda que o governo zerou, até o final deste ano, os impostos federais do gás de cozinha.
O apetite por risco voltou à região asiática após as bolsas de Nova York fecharem em sólida alta e os preços do petróleo sofrerem queda de mais de 10%, ontem, diante de sinalização de que a Ucrânia está disposta a fazer concessões para encerrar a guerra com os russos.
A única medida realmente garantida é a desoneração de R$ 19,7 bilhões em tributos do governo federal cobrados sobre o diesel, o biodiesel, o GLP e o querosene de aviação. Mesmo assim, o resultado da redução de impostos na bomba é uma incógnita. Técnicos do governo admitem que nem todo o corte de impostos chegará à bomba dos postos em benefício dos consumidores finais.
Vale ressaltar que a Petrobras anunciou, na manhã desta quinta-feira (10), um aumento de quase 19% no preço da gasolina nas refinarias. O valor do diesel subiu 25%.
“Em um momento de incerteza, a cobertura jornalística deve ser precisa e atenta aos fatos. Além disso, o timing certo e análises bem realizadas completam o ciclo de uma audiência qualificada, que é nosso caso. Estamos em todos os lugares”, avaliou.
Em comunicado, a autoridade monetária explicou que os mercados de câmbio, monetário e de recompra (repo) abrirão durante a semana a partir das 10h no horário local (4h em Brasília). A instituição acrescentou que pretende anunciar os horários de negociações para o período entre 21 e 25 de março em uma data não especificada em breve.
Com isso, as perspectivas de um possível desabastecimento de diesel e GLP no País, como vinha sendo especulado, perdem força, mas o cenário ainda não favorece as importações, afirma a Abicom, que representa empresas pequenas e médias de importação. Já as grandes importadoras devem continuar importando os combustíveis para atender o mercado brasileiro.
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