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A economia do Brasil vai crescer, mas o país sofrerá impacto do choque adverso provocado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, disse nesta sexta-feira (11), o ministro da Economia, Paulo Guedes, ponderando que o país já está reagindo aos efeitos da guerra.
A equipe econômica do governo defende que a Petrobras retire do cálculo de sua política de preços os custos relacionados à importação, disseram à Reuters duas fontes do Ministério da Economia, argumentando que a metodologia usada pela estatal leva os preços dos combustíveis a um patamar mais alto.
Ele disse que o Ocidente deveria estar mais envolvido nas negociações para acabar com a guerra, mas saudou os esforços do primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, para atuar como mediador entre a Ucrânia e a Rússia, e disse que sugeriu a Bennett realizar negociações em Jerusalém.
As ações que mais se repetiram nas carteiras foram Vale (VALE3), com alta de 14,11%, que apareceu em cinco recomendações; e Petrobras (PETR4), com variação positiva de 5,1%, que figurou em quatro recomendações. Localiza (RENT3), com queda de 1,84%, BTG (BPAC11), com rentabilidade de 6,29%, e Banco do Brasil (BBAS3), que apresentou alta de 7,81%, apareceram em três carteiras.
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IPCA sobe
O presidente agradeceu ao Senado e à Câmara por terem aprovado o PLC e calculou que, com a medida, o governo federal vai deixar de receber R$ 0,33 por litro de diesel do PIS/Cofins, enquanto os Estados deixaram de arrecadar R$ 0,27. “É o que nós podemos fazer”, afirmou, dizendo que a medida ainda não é suficiente para diminuir de forma substancial o impacto nos preços.
Às 13h10, o Ibovespa caía 1,19%, a 112.546 pontos.
O preço médio de venda da gasolina para as refinarias passou de R$ 3,25 para R$ 3,86 por litro, o que representa um aumento de 18,8%. Já para o diesel, o preço médio passou de R$ 3,61 para R$ 4,51 por litro, sendo, assim, uma alta de 24,9%.
Após essa explicação, Emanuel destacou que a consequência será a diminuição da oferta de petróleo domestico. “A solução é o contrario: pelo menos, temporariamente, manter a paridade com o mercado internacional até que você tenha aumentado tanto a concorrência e o refino, pois o preço no Brasil vai ficar descolado do mercado internacional. Até que isso aconteça, os governos tem que reduzir a tributação em momentos como esses”, afirmou.
Antes do impasse de preços de combustível de fevereiro de 2021, a relação EV/Ebitda da Petrobras, uma medida comum de avaliação de empresas, estava em linha ou acima de seus pares.
A defasagem entre os preços cobrados pela Petrobras em suas refinarias e o mercado internacional vai ceder significativamente a partir da sexta-feira, 11, quando começam a vigorar os novos preços anunciados nesta quinta-feira, 10, para a gasolina, diesel e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), informou a Associação Brasileira dos Importadores de Petróleo (Abicom).
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