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A Petrobras anunciou na última quinta-feira (10) reajuste de preço na gasolina, diesel e gás. Durante entrevista exclusiva à BM&C News, o especialista em direito econômico internacional, Emanuel Pessoa, avaliou as consequências que o cenário de alta do combustível poderia trazer para a economia brasileira e apontou dois problemas: o imposto e a política da Petrobras.

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Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mariano Grossi afirmou nesta quinta-feira, 10, que os governos de Ucrânia e Rússia concordaram em trabalhar com a entidade a fim de melhorar a segurança nas usinas nucleares ucranianas. Durante entrevista coletiva, Grossi disse que a AIEA “monitora de perto” a situação nessas usinas, mas admitiu que houve uma interrupção nas comunicações entre a entidade e a usina de Chernobyl.

Mas imagens divulgadas pela empresa privada de satélites norte-americana Maxar mostraram unidades blindadas manobrando dentro e perto de cidades próximas a um aeroporto na periferia noroeste de Kiev, local de combates desde que a Rússia desembarcou paraquedistas lá nas primeiras horas da guerra.

Nos 12 meses até fevereiro, o índice disparou 7,9%, maior alta nessa base de comparação desde janeiro de 1982, após salto de 7,5% em janeiro.

Durante participação na programação da BM&C News, o professor de administração financeira e mercado de capitais, Samir Bazzi, avaliou que a Petrobras terá de aumentar os preços nas distribuidoras e vai impactar diretamente o consumidor-final.

Na Ásia, o cenário foi diferente. As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa, em meio às incertezas do conflito e temores com a persistência da alta inflação.

Para ele, não adianta pensar em congelamento de preço, cujo custo é gigantesco. É preciso pensar um pacote com medidas para enfrentar essa crise, como amortecimento das oscilações de preços, compensação para grupos vulneráveis e aceleração da transição energética.

A Latam, empresa em recuperação judicial (Chapter 11) nos Estados Unidos, teve prejuízo líquido de US$ 2,755 bilhões no quarto trimestre de 2021, valor 186,3% maior que o prejuízo de US$ 962,476 milhões registrado um ano antes. Em todo o ano, o prejuízo foi de US$ 4,647 bilhões, aumento de 2,2% em relação ao resultado negativo de US$ 4,545 bilhões em 2020.

A receita líquida foi de R$ 563,4 milhões no 4T21, crescimento de 12,2% na comparação anual.

Bento repetiu que ambos irão ao TCU na próxima terça-feira, 15, para falar a todos os ministros sobre a privatização da estatal. A Corte de Contas já concluiu a primeira etapa da desestatização, referente à outorga da venda da empresa, mas ainda não deu sinal verde ao governo em relação à segunda etapa, sobre os detalhes técnicos da modelagem da venda.

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