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“O Brasil vai crescer, mas vai sofrer esse impacto, é um choque adverso”, disse, ao ressaltar que o mundo inteiro vai sofrer, mas o Brasil já está adotando medidas de mitigação desses efeitos.

Os Emirados Árabes foram colocados em uma “lista cinza” este mês para aumentar o monitoramento pela Força-Tarefa de Ação Financeira (Gafi).

Segundo Padilha, secretário de Pernambuco, essas medidas são populistas e não resolverão o problema. “O ICMS está congelado há cinco meses, e o preço aumentou. O Brasil errou nesse debate ao politizar a solução. Se arrancar o ICMS, em nada vai interferir no preço porque o próximo aumento da Petrobras vai acontecer”, critica.

“Estamos focando em ativos prontos e que se encaixem em nossa estratégia de contribuição de margem”, disse Steinbruch. “Dois a 3 bilhões de dólares serão investidos no exterior”, acrescentou o executivo, sem dar detalhes.

Segundo a empresa o desempenho foi “em função dos impactos não recorrentes no Imposto de Renda e Contribuição Social, reportados no 3T21 (decorrente de créditos fiscais relacionados à não incidência de IRPJ e CSLL sobre a correção da SELIC nos processos de repetição de indébito e do processo de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS entre os anos 2015 e 2017, reportados no 2T21. Excluindo o efeito dos ganhos tributários não realizados no ano de 2021, a C&A apresentaria prejuízo líquido”.

Mais importante, talvez, analistas e investidores dizem que a dinâmica do mercado doméstico de combustíveis do Brasil mudou recentemente, à medida que as reformas abriram espaço para mais concorrência.

Em nota, a ABEAR informa que o avanço das cotações do petróleo pressiona ainda mais o já elevado preço do QAV, que em 2021 acumulou alta de 76,2%. “O encarecimento do QAV no curto e médio prazo poderá frear a retomada da operação aérea, o atendimento logístico a serviços essenciais e inviabilizar rotas com custos mais altos, incluindo o foco na expansão de mercados regionais.”

A FAO disse que apenas parte do déficit esperado nas exportações da Rússia e da Ucrânia pode ser atendido por outros países.

Vale destacar que, na tarde desta quinta-feira, vários postos de combustíveis já haviam reajustado o valor, antes mesmo do reajuste nas refinarias.

A Petrobras é responsável por 80% do abastecimento de diesel no País, enquanto 20% fica com as outras empresas.

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