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A crise causada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia tem deixado os investidores apreensivos. Nos últimos dias, alguns setores têm se destacado mais do que outros e quem investe na Bolsa fica sem saber para que lado tomar posição. Rodrigo Glatt, sócio da GTI, avaliou que além das commodities, enxerga com bons olhos o setor doméstico.

O horário de verão dos EUA, também chamado de spring forward, vai até 6 de novembro, quando começa o horário de inverno.

“O comunicado (do BCE se) mostrou mais ‘hawk’ (duro no combate à inflação) do que esperado, mantendo a flexibilidade para movimentos futuros, mas com (orientação) de encerrar o programa de compra de ativos mais rápido e deixando espaço para subir juro nesse ano”, disse Arthur Lula Mota, da equipe de estratégia e macro do BTG Pactual.

A Petrobras vendeu uma grande refinaria no ano passado, quebrando seu monopólio efetivo naquele mercado. As empresas privadas também importam muito mais combustível agora.

De acordo com o chefe do Executivo, estava previsto fazer “algo semelhante” com a gasolina. “O Senado resolveu mudar na última hora. Caso contrário, nós teríamos também um desconto na gasolina, que está bastante alto. Se bem que é no mundo todo (a alta). Mas, se nós podemos melhorar isso aqui, não podemos nos escusar e nos acomodar. Se pudermos diminuir aqui, faremos isso”, garantiu.

“Outra solução seria a redução de tributos federais, mas tem que ter uma contrapartida, o governo vai ter que reduzir o gasto em outra área. De que certa forma, é positivo, mas tirar de onde?”, completa o economista.

Em nota, a ABEAR informa que o avanço das cotações do petróleo pressiona ainda mais o já elevado preço do QAV, que em 2021 acumulou alta de 76,2%. “O encarecimento do QAV no curto e médio prazo poderá frear a retomada da operação aérea, o atendimento logístico a serviços essenciais e inviabilizar rotas com custos mais altos, incluindo o foco na expansão de mercados regionais.”

A estatal anunciou no ano passado contrato para a venda da Reman à Ream Participações, que pertence aos sócios da Atem Distribuidora, por 189,5 milhões de dólares, em negócio que inclui ativos logísticos associados.

“A gente está vivendo em um mundo cada vez mais difícil, a níveis de variáveis econômicas, onde a volatilidade é intensa e o mercado todo de olho nas movimentações desse conflito na Ucrânia”, avaliou.

“A Petrobras cobra aqui dentro o preço de quem importa, que inclui frete e seguro. E o que aconteceu com o preço de transporte durante a pandemia? Deu um salto. A Petrobras agrega todo esse custo e coloca aqui dentro”, disse a fonte, que falou sob condição de anonimato.

“A turma do ‘mas’ e das previsões pessimistas vai quebrar a cara de novo. Muita gente no mercado está dizendo que o Brasil vai gerar não mais que um milhão de empregos no ano, vão quebrar a cara de novo”, disse.

“No mundo, o varejo alimentar caminha muito para conveniência, isso é uma tendência estrutural”, completou.

Após essa explicação, Emanuel destacou que a consequência será a diminuição da oferta de petróleo domestico. “A solução é o contrario: pelo menos, temporariamente, manter a paridade com o mercado internacional até que você tenha aumentado tanto a concorrência e o refino, pois o preço no Brasil vai ficar descolado do mercado internacional. Até que isso aconteça, os governos tem que reduzir a tributação em momentos como esses”, afirmou.

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