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O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou pelo quarto mês consecutivo. Em agosto, a alta foi de 2,0 pontos para 96,8 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2014 (97,0 pontos), conforme destacou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 2,9 pontos, a quinta alta consecutiva, para 94,6 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 4,6 pontos, para 81,4 pontos, alcançando o maior nível desde janeiro de 2015 (81,6 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) manteve-se relativamente estável variando 0,2 ponto, para 107,6 pontos, após três altas consecutivas.

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Além disso, a balança comercial dos EUA também foi divulgada e registrou um déficit comercial de US$ 65 bilhões em julho, resultado abaixo das expectativas de mercado, de US$ 68 bilhões. O número é resultado de US$ 251,7 bilhões em exportações e US$ 316,7 bilhões em importações.

E o que mais chamou a atenção do mercado, segundo o analista, foi a distribuição dos dados. Sete das nove categorias avaliadas registraram alta, com destaque para o preço dos combustíveis.

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Nas novas contratações para empresas, a taxa média do crédito livre ficou em 23,3% ao ano, aumento de 0,3 pp no mês. De acordo com o BC, a alta decorre de um impacto sazonal no mês. Em 12 meses, a redução é de 0,1 pp. Nas contratações com as famílias, a taxa média de juros atingiu 58,5% ao ano, redução de 0,6 pp no mês e alta de 5,1 pp em 12 meses.

Entre os “rule-makers”, não há dúvida de que o G7, que congrega sete grandes economias globais – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido – tem exercido esse papel nas últimas décadas. Com isto, muitos países ficaram alienados do centro das decisões globais, sendo-lhes impossibilitada efetiva ascensão e relevância. Os países do G7 abusaram do poder econômico que possuem, interferiram militarmente em determinadas situações, desestabilizaram governos e sancionaram frequentemente àqueles que, de alguma forma, se opuseram às suas regras. E, em momentos de crise econômica, foram pouco solidários.

A decisão, polêmica, foi criticada por especialistas e ganhou um novo capítulo.

Offshore e trustsAlém da MP dos fundos exclusivos, o governo federal anunciou um envio de um projeto de lei para tributar rendimentos no exterior, mantidos por meios dos chamados trust (empresa estrangeira que terceiriza administração de bens de um grupo ou família) e de offshore (empresas de investimento no exterior). Essas taxações chegaram a ser incluídas no texto da MP 1.172/2023, do reajuste do salário mínimo, mas foram retiradas após a votação destaque na semana passada, em meio a resistências de parlamentares. O governo argumentou que a tributação serviria para cobrir a renúncia fiscal com a correção da tabela do Imposto de Renda, que elevou o piso da contribuição.

Dinheiro, Real Moeda brasileira. Foto: Agência BrasilCom previsão de arrecadar até R$ 54 bilhões até 2026, a taxação dos investimentos da parcela mais rica da população depende de votação no Congresso Nacional. Caberá aos parlamentares aprovar a medida provisória que tributa os fundos exclusivos e o capital aplicado em offshores (empresas no exterior).

Na primeira reportagem da série “O real digital”, entenda como a novidade impactará o cotidiano das pessoas e seu potencial de facilitar o acesso ao mercado de capitais

Na mesma semana, a PGR encaminhou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) apoiando a derrubada da limitação de poder de voto do governo.

Este mercado está mudando e se sofisticando ano após ano no mundo todo, e no Brasil não tem sido diferente. Além dos tradicionais ETFs que replicam índices de Bolsa, como o Ibovespa, ou então de renda fixa, produtos atrelados a criptoativos começam a fazer parte do leque de opções disponíveis para o investidor. Parte desse movimento se explica pelo esforço de players independentes, não ligados a bancos, para criar estruturas que deem suporte a ETFs mais inovadores.

(10h35) – Petróleo: Opep mantém estimativa de alta na demanda e sobe expansão da oferta em 2023A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) publicou seu relatório mensal nesta terça-feira (12) e a previsão de aumento da demanda global de petróleo ficou estável em 2,4 milhões de barris de petróleo diários (bpd) para 2023. A Opep também seguiu com a demanda de 2024 em 2,2 milhões de bpd. Em relação à oferta de países fora da Opep, o cartel revisou para cima em 1,6 milhão de bpd em 2023, enquanto o próximo ano deve alcançar 1,4 milhão de bpd.

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