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As condições climáticas desfavoráveis, que afetaram algumas lavouras pelo País, impulsionaram os preços de grãos. “Os efeitos da seca e das geadas estão mais evidentes no resultado do índice ao produtor. Entre os bens finais, os preços dos alimentos in natura avançaram 5,12%. Já entre as matérias-primas, os destaques foram as culturas mais afetadas pelo clima como milho (10,03%) e café (13,76%). Afora os preços dos alimentos, os combustíveis e lubrificantes para a produção subiram 3,72% e também contribuíram para a aceleração da inflação ao produtor”, afirmou André Braz, coordenador dos Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O Ibovespa manteve a queda da tarde desta segunda-feira (16) e fechou em forte baixa, após as divulgações de dados econômicos da China, que ficaram abaixo do esperado para o mercado.

Com isso, a maior parte das bolsas operaram em queda nesta segunda-feira. No início da tarde desta segunda, o S&P 500 estava operando em -0,36% (4.452,89), o Nasdaq registrava -0,94% (14.684,60), enquanto o Dow Jones estava em 0,16% (35.457,67).

Ao comprar 62,3 toneladas do metal nos últimos três meses, o BC elevou para US$ 7,596 bilhões a parcela de ouro nas reservas. O ativo corresponde agora a 2,1% do total.

Veja mais:

Banco Central/Agência BrasilOs analistas consultados pelo Banco Central para a elaboração do Boletim Focus desta segunda-feira (16), elevaram as estimativas para a inflação do final deste ano para 7,50%. Na semana anterior, as projeções eram de 6,88%. Há quatro semanas, o consenso era de 6,31%. A estimativa fica acima da meta de 3,75% e rompe o teto do limite superior de 5,25%.

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Na última semana de resultados, Gustavo Almeida, analista, fala de perspectiva para os números de Âmbipar. Confira a análise:

A vacinação avançou. A visão é um pouco mais otimista do que no ano passado, quando estávamos no meio da crise, sem muita perspectiva. Revisamos o plano e enxergamos esse potencial. É um plano bem robusto e pé no chão. Neste ano, a receita vai ficar entre US$ 4 bilhões e US$ 4,5 bilhões. Estamos falando em entregar entre 45 e 50 aviões comerciais e entre 90 e 95 aviões executivos. Quando se projeta isso para cinco anos, com o crescimento do mercado, imaginamos a aviação comercial voltando a 100 aviões e a executiva passando dos 120 aviões. Também assinamos, em novembro, um contrato de 20 anos de serviços da OGMA (empresa portuguesa de manutenção de aviões em que a Embraer tem 65% de participação) com a Pratt & Whitney (fabricante de motores de aeronaves). Isso permite quase triplicar o faturamento da OGMA, de € 200 milhões para € 600 milhões por ano. Ainda estamos capturando market share na área de serviço da nossa própria frota. Isso do lado da receita. Neste ano, com crescimento de receita modesto, saímos de um caixa negativo de US$ 900 milhões para algo entre US$ 150 milhões e zero. O que está acontecendo é puro ganho de eficiência. Reduzimos os estoques, gerenciamos os investimentos, reduzimos os custos do que compramos. A companhia agora é mais ágil, leve e enxuta. Estamos indo para um cenário de maior receita, e a rentabilidade vai melhorar mais que proporcionalmente.

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Ministro da Infraestrtura, Tarcisio Freitas, durante entrevista à Reuters em São Paulo. 12/8/2021. REUTERS/Amanda PerobelliOs efeitos da pandemia e o cenário político conturbado no país devem afetar as concessões importantes de infraestrutura previstas para até 2022, como a Ferrogrão, aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) e a Via Dutra, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

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