O impacto nos lares e nos usuários não-industriais chega no momento em que as temperaturas noturnas se aproximam do congelamento nas cidades do extremo norte da China. A Agência Nacional de Energia (NEA) orientou as empresas de carvão e gás natural a garantirem suprimentos de energia suficientes para manter as casas aquecidas durante o inverno.

Em março, a Uber reclassificou mais de 70 mil motoristas na Inglaterra como trabalhadores após decisão da Justiça do país. A companhia também afirmou que vai oferecer outros direitos como férias remuneradas e salário mínimo.

O quadro só não foi pior porque houve alívio nos preços do arroz, que foi vilão da inflação de alimentos no fim de 2020. No IPCA-15 de setembro, o arroz caiu 1,03%, o oitavo mês seguido de queda. Também contribuiu para o alívio a cebola, com redução média de 7,51% no IPCA-15 de setembro, o sexta mês seguido de recuos.

Nos Estados Unidos, os índices operam em campo misto, recuperando as quedas iniciais do pregão de hoje. No radar dos investidores, estão as preocupações que persistem sobre o possível contágio pela endividada incorporadora chinesa Evergrande, enquanto as ações da Nike recuavam com força depois de cortar sua previsão de vendas.

Veja mais:

Gol (GOLL4)

Ao comentar o dado, o chefe do departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, disse que os formuladores de política no país “identificaram que não tem nenhuma perspectiva de utilização” dos recursos repassados pelo FMI.

Cenário internacionalNa quinta-feira (30), os investidores acompanham dados do PIB dos Estados Unidos do segundo trimestre. A expectativa do consenso de mercado é de alta de 6,8% no trimestre. Já na sexta-feira, dia 1 de outubro, serão divulgados os dados do PCE, o índice de preços dos gastos com consumo referente a agosto. Na semana o mercado acompanha também as falas do presidente do Fed, Jerome Powell.

Já a conta de luz mais cara fez o grupo ter o terceiro maior impacto de alta no IPCA-15 de setembro. O avanço de 1,55% (abaixo do 1,97% do IPCA-15 de agosto) acrescentou 0,25 p.p. na variação agregada do indicador. Em nota, o IBGE chamou a atenção para o fato de que a alta de 3,61% na energia elétrica ficou abaixo da variação registrada no IPCA-15 de agosto (5,0%).

Ao mesmo tempo, os investidores domésticos também ficam de olho na política monetária brasileira, com Nehme citando sensação de que a recente elevação de 1 ponto percentual da taxa Selic deixou a desejar: “Faltou atitude e efetiva preocupação com o zelo da política monetária, visto que a inflação está amplamente disseminada e se realimenta diariamente.”

Os operadores disseram que o mercado pode subir no curto prazo, com a produção continuando a decepcionar no Brasil, maior produtor. Eles também mencionaram que as exportações da Índia, um importante produtor, estão diminuindo à medida que o mercado interno se recupera.

Ainda assim, Guedes apontou que foram privatizados 240 bilhões de reais em dois anos e meio –cifra referente ao valor levantado com a venda de subsidiárias pelas estatais. Esses recursos não vão diretamente para a União, mas para as próprias empresas.

O grupo Transportes registrou alta de 2,22% no IPCA-15 de setembro, contribuindo com 0,46 p.p. na variação agregada do índice. Os combustíveis como um todo ficaram 3,0% mais caros em setembro, acelerando a variação na comparação com os 2,02% do IPCA-15 de agosto. Com a alta de 2,85% em setembro, o preço médio da gasolina já acumula um salto de 39,05% nos últimos 12 meses. Os demais combustíveis também apresentaram altas no IPCA-15 de setembro: etanol (4,55%), gás veicular (2,04%) e óleo diesel (1,63%).

slots bonus de cadastro

09tuJldhWN

Deixe o seu comentário