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O líder do Novo na Câmara, Paulo Ganime (RJ), afirma que não tem sentido fatiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios e aprovar as mudanças feitas pelo Senado apenas em 2022. “Se o (Arthur) Lira quiser, pode tudo”, diz o deputado ao Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), ao ser questionado se há tempo hábil para votar as alterações no plenário da Casa ainda este ano.

Decat analisou sobre a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, aprovado pelo plenário do Senado em segundo turno nesta semana. O texto voltará para a Câmara dos Deputados após as alterações. Uma das mudanças destacadas por ele foi a retirada do pagamento de precatórios ligados ao antigo Fundef do teto de gastos, que chamou a atenção pelo mercado não ter reagido a esse fato.

Segundo o analista do banco Leandro Fontanesi, as margens de carne bovina nos EUA, onde as duas empresas têm forte presença de receita, estão se deteriorando mais rápido do que o esperado. Ele citou em relatório que uma redução na oferta de gado no próximo ano deve elevar ainda mais os custos dos frigoríficos. As recomendações para as ações de JBS e Marfrig foram cortadas de ‘outperform’ para ‘neutro’.

Suécia, Coreia e Japão também estão mais avançados. Mas a maioria dos projetos mais adiantados planeja resolver problemas do sistema de pagamentos atual, como concentração de mercado ou ausência de um meio de pagamento instantâneo.

O primeiro deles seria o delivery versus pagamento, que são soluções que permitiriam que o pagamento de uma encomenda ocorresse ao mesmo tempo da entrega. Já o segundo grupo é de formas de pagamento conectado à internet das coisas, como é o caso da geladeira inteligente, em que máquinas tomam decisões com base em algum evento do mundo real.

O analista disse ainda que, enquanto a inflação vier acima das expectativas do mercado, o setor seguirá sofrendo. “Em uma visão macro, enquanto a inflação vier acima do esperado, esse setor tende a sofrer bastante”.

A Proposta da Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios altera as regras do pagamento dos precatórios, dívidas do governo cujo pagamento foi determinado pela Justiça, e modifica o prazo de correção do teto de gastos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medidas adotadas de forma a abrir um espaço fiscal de mais de 100 bilhões de reais, de forma a possibilitar o pagamento do novo programa social.

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De acordo com a corretora, foram revistas as estimativas em relação à companhia após os resultados do terceiro trimestre e “premissas macroeconômicas atualizadas”.

Pelas regras regimentais e constitucionais, só pode ser promulgado o conteúdo em que as duas Casas do Congresso concordam. Por isso mesmo, após a aprovação no Senado, ela foi devolvida à Câmara. O fatiamento de PECs é um instrumento a que parlamentares frequentemente recorrem. Nesse caso, os dispositivos em que há divergência teriam que passar novamente por todo o trâmite na Câmara: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e comissão especial, antes de dois turnos de votação em plenário.

Em outra alteração, o atual secretário de Produtividade e Competitividade, Carlos da Costa, deve ser enviado para a embaixada do Brasil em Washington. Ele ocupará posto a ser criado de adido comercial do Ministério da Economia.

MAS, AFINAL, VALE A PENA?

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