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Da Vinci's Treasure
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Inflação EUA Jun-18 a Jun-2023 (% variação anual)

A estratégia mais adequada, recomenda Arthur Moraes, é ter uma carteira diversificada, pois os ganhos ou as perdas acabam sendo mais equilibrado.

No Brasil, a lista de indicadores está esvaziada. O destaque ficará para o lançamento da Agenda de Reformas Financeiras do ciclo 2023-2024, que terá a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com propostas de aprimoramento regulatório para a atuação do mercado financeiro, além do mercado de seguros e previdência.

Além disso, a produção industrial teve uma queda de 0,5% em junho na comparação mensal, de acordo com dados divulgados pelo Federal Reserve (Fed). As projeções do mercado apontavam para estabilidade no período. Assim, a produção registrou uma baixa de 0,4% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado.

Sim, a inflação já mostrou desaceleração após atingir seu pico em meados de 2022, quando o CPI ultrapassou os 9%. O último dado de CPI, referente a junho e ao período anterior de 12 meses, foi de 4,0%. No entanto, mesmo com a economia surpreendendo positivamente em termos de resiliência e atividade, a inflação tem se mostrado persistente, especialmente em seu núcleo (que engloba preços menos voláteis e/ou suscetíveis a ciclos de commodities). O gráfico abaixo mostra o ajuste para cima das expectativas de mercado para o núcleo do PCE em 2023 (indicador de inflação utilizado pelo Fed em suas projeções econômicas).

Identificar os desafios constitui, pois, um elemento importante na construção de estratégias para se enfrentarem os problemas que advirão. O mundo – particularmente os países em desenvolvimento – enfrenta problemas reais, que as lideranças parecem ignorar. Planejar o futuro, conhecendo as turbulências que advirão, é, portanto, uma obrigação de quem governa. 2024 já está chegando!

“Nós recebemos uma centena de propostas. E nós selecionamos as 17 que podem efetivamente impactar mais e no curto prazo, se nós trabalharmos juntos, em equipe, e formularmos soluções inovadoras para problemas específicos bem identificados. Se a gente souber lidar com isso, a cada semestre, a gente vai ter uma agenda nova”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante apresentação das propostas, no Rio de Janeiro.

Ele enfatiza que nesse cenário, o varejo ainda pode perder muito dinheiro. “Essas empresas continuaram cavando e entrando em um buraco mais fundo e aí lá na frente o juros vai ajudar, beleza, mas é lá pelo segundo ou terceiro trimestre do ano que vem, que os juros vão estar em um nível realmente um pouco mais razoável”, avalia. 

Infelizmente, esse discurso, há tanto tempo presente na política brasileira, não melhorou a vida dos brasileiros como deveria. Ainda abunda a pobreza e, para um país que é uma das maiores economias do mundo, vemos coisas de economias extremamente subdesenvolvidas. O Estado brasileiro, em muitas coisas, poderia ser considerado falido, particularmente se considerarmos o quanto somos obrigados a pagar extra por serviços que deveriam ser minimamente realizados bem pelos governos. O Brasil é uma país extremamente caro para os seus cidadãos. Para um país que é uma máquina agrícola global, o preço dos alimentos chega a ser uma aberração, particularmente considerando o baixo poder aquisitivo de grande parte da população.

Outro ponto de atenção dos investidores ficará para o calendário de balanços do segundo trimestre de 2023 no Brasil, que ganhará força a partir desta semana, com a divulgação de companhias como Vale (VALE3), Santander (SANB11), Usiminas (USIM5), Gol (GOLL4), entre muitas outras. Confira o calendário completo aqui.

Tomando como base o mesmo estudo que citei acima, 36% dos entrevistados acreditam que a diferença no valuation entre vendedores e compradores se dá por opiniões divergentes com relação ao potencial de crescimento da empresa. Outros 32% atribuem a discrepância a questões como valor de marca e propriedade intelectual.

Cury (CURY3)Vendas líquidas da Cury (CURY3) na prévia operacional do 2t23 crescem 33% vs 2t22 e ficam em R$ 1,19 bi, o preço médio das vendas teve aumento de 16,7%. A Companhia segue apresentando uma VSO líquida bem forte pro setor, que no 2t23 ficou em 45,4% vs 41,6% do 2t22 e 43,4% do 1t23.

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