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Em suma, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos aprovou, em dezembro, o relatório final das investigações de contratos das empresas que oferecem aplicativos de transporte particular de passageiros individual remunerado na cidade de São Paulo. Além disso, a CPI instaurada no início de 2021 investigou o recolhimento de impostos para o município e a avaliação da situação trabalhista dos colaboradores.

Eu não sei quanto a você, mas eu preferiria uma estratégia de “companheirismo no ringue” em vez de depositar as esperanças do nosso setor em algum personagem de James Bond que, cá pra nós, fosse basicamente um homem conflituoso com problemas de alcoolismo. Neste momento crucial do nosso setor, precisamos de um forte arsenal de defensores para evitar uma enorme concentração de poder.

Apesar da incipiência dos acontecimentos alguns fatos devem ser considerados:

Há pouco tempo, o programa de desinvestimentos da Petrobras foi suspenso por 90 dias. Levantando incertezas sobre os processos que já estavam em andamento.

A alternativa era óbvia. Baseada no princípio da diversificação e na premissa de que os ativos imobiliários continuariam em sua trajetória ascendente indefinidamente, esses bancos investimentos compravam as hipotecas oferecidas a uma classe de tomadores desprivilegiada, comumente conhecida em inglês como no income, no job and no assets (NINJA), e posteriormente reagrupavam-nas em outros instrumentos financeiros e vendiam-nas para investidores domésticos e estrangeiros. O início da estruturação ou dessa engenharia financeira se dava quando um novo proprietário, prime ou subprime, levantava recursos hipotecando sua casa. De posse dessas hipotecas, os credores hipotecários as repassavam para os bancos de investimentos os quais graças ao processo de securitização transformavam esses ativos ilíquidos em ativos líquidos a serem comercializados no mercado monetário. Esses ativos comumente conhecidos como collateraizedl debt obligations (CDO) e mortgage backed securities (MBS), eram constituídos tendo como lastros as mesmas hipotecas recebidas. Como forma de minimizar a necessidade de alocação de capital por parte dos bancos de investimentos, esses ativos eram alocados fora do balanço dos bancos em empresas constituídas para fins específicos ou veículos especiais de investimentos, em inglês, special investment vehicles (SIV). Para levantar os recursos que seriam repassados ao tomador final, esses bancos de investimentos vendiam parte desses ativos securitizados para investidores internacionais e parte para seus bancos comerciais coligados. Em posse desses títulos (CDOs e MBS) os próprios bancos comerciais emitiam títulos de curto prazo, notem o descasamento de prazos, lastreados nestes mesmos títulos para serem vendidos aos investidores domésticos, os chamados Asset Backed Commercial Paper (ABCPs).

A intensificação dos problemas no Credit Suisse ocorre dias após a falência de dois grandes bancos nos EUA, o Silicon Valley Bank (SBV) e o Signature Bank. Isso levantou preocupações de que as instituições no centro dos negócios e do comércio estejam lutando para lidar com os aumentos acentuados nas taxas de juros desde o ano passado.

O modelo pode voar a 45 mil pés (13.716 metros), já que é equipada com dois motores ‘Pratt & Whitney Canada PW535E1’, com 3.478 libras de empuxo, segundo informações divulgadas pela Embraer.

A projeção para oIPCAfoi de5,90% para 5,96%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,79%. Além disso, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 foi para 0,89%, de 0,85% da semana passada. As estimativas para ataxa Selicedólarse mantiveram estáveis em 12,75% e R$ 5,25, respectivamente.

Além disso, de acordo com o release de resultados, no acumulado do ano, a empresa registrou o segundo maior resultado de sua história, com lucro líquido de R$ 520,0 milhões e margem sobre a receita líquida de 20,5%. O resultado representa redução de 18,1% no lucro e de -2,7% na margem líquida em relação a 2021.

Segundo maior banco da Suíça, Credit Suisse. Foto: Reprodução, PixabayA Reuters informou nesta sexta-feira (17), que o Credit Suisse realizará reuniões no fim de semana para avaliar cenários para o banco enquanto tenta recuperar a confiança do mercado.

1. Histórico dos principais executivos.

O modelo pode voar a 45 mil pés (13.716 metros), já que é equipada com dois motores ‘Pratt & Whitney Canada PW535E1’, com 3.478 libras de empuxo, segundo informações divulgadas pela Embraer.

Desde o mês de outubro de 2022, com o anúncio de pesadas perdas financeiras, o Credit Suisse vem sentindo um movimento de pedido de resgates de seus fundos e do próprio banco. Sentindo que a situação não era das melhores, inclusive como comunicado pela empresa de auditoria PwC e o próprio banco, o Credit Suisse apresentava “fragilidades significativas nos últimos 2 anos”.

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