A equipe econômica do governo defende que a Petrobras retire do cálculo de sua política de preços os custos relacionados à importação, disseram à Reuters duas fontes do Ministério da Economia, argumentando que a metodologia usada pela estatal leva os preços dos combustíveis a um patamar mais alto.

Pela manhã, a Petrobras anunciou a elevação dos preços do diesel em cerca de 25% em suas refinarias, enquanto os valores da gasolina deverão subir quase 19%, na esteira da alta nas cotações do petróleo no mercado internacional em função da guerra na Ucrânia.    

Outra proposta na pauta cria uma conta de estabilização dos preços, projeto rejeitado pela equipe econômica do governo. O Ministério da Economia pediu uma série de alterações para desidratar a proposta e submeter a medida ao espaço fiscal e orçamentário.

Se inscreva nonosso canale acompanhe a programação ao vivo.

O aumento acontece em um momento em que o petróleo do tipo Brent opera em torno dos US$ 114 o barril.

“Em especial, diante do anúncio do aumento substancial do preço dos combustíveispela Petrobras o que impõe ao Senado a apreciação ainda hoje de ambos os projetos”, reforçou ele.

Com isso, as perspectivas de um possível desabastecimento de diesel e GLP no País, como vinha sendo especulado, perdem força, mas o cenário ainda não favorece as importações, afirma a Abicom, que representa empresas pequenas e médias de importação. Já as grandes importadoras devem continuar importando os combustíveis para atender o mercado brasileiro.

Mas o estrago na vida real, especialmente para os brasileiros de menor renda, vai além do preço na bomba de combustível, onde o reflexo é imediato. “Basicamente, aumentos de diesel vão virar aumentos de preços da comida”, afirmou o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), Guilherme Moreira.

Esse membro do ministério ainda ponderou que há argumentos em defesa do uso do preço de importação no cálculo da paridade porque o Brasil é hoje importador de derivados refinados do petróleo.

“Nós iremos para prestar todos os esclarecimentos”, disse Albuquerque, acrescentando que também está prevista a participação, na reunião, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e dos presidentes do BNDES e da Eletrobras.

A companhia destacou também que não há preocupação imediata com a disponibilidade de titânio em sua cadeia de suprimentos, “tendo em vista a forte posição de seus estoques no momento”. Apesar disso, informou que busca novas fontes para o fornecimento do material.

Por outro lado, Bazzi disse que a alta do preço do petróleo pode ter os impactos amenizados pelas baixas do dólar: “Essa alta do preço do petróleo talvez possa ser um pouco compensada pelo dólar no Brasil, que tem fechado em torno de R$5, atingindo menores valores desde junho de 2021”, pontuou.

O canal teve grande destaque na cobertura dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, trazendo as informações em tempo real e os impactos na economia e nos investimentos, através das opiniões de grandes especialistas. A BM&C superou a audiência da Jovem Pan na maior parte do tempo e ficou em muitos momentos em primeiro lugar de um canal ao vivo no país.

Página não encontrada - Adonis Programador

uH6w0mFhME

Deixe o seu comentário