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No setor de portos, a pasta vai promover duas grandes desestatizações: da Companhia Docas do Espírito Santos (Codesa) e do Porto Organizado de Santos. Também estão previstas as concessões dos portos de São Sebastião (SP), de Itajaí (SC) e do Canal de Paranaguá (PR), além do arrendamento de 24 terminais. No total, o ministério espera contratar R$ 14,63 bilhões com os projetos.

Também está previsto um leilão para suprimento de energia aos Sistemas Isolados –não conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN)–, a ser realizado em outubro de 2022.

“Estamos prevendo que a economia vai crescer no ano que vem, porém, o grau de incerteza aumentou significativamente em função de fatores como a rápida disseminação mundial da nova variante da covid-19 e as possíveis mudanças de política monetária nos países desenvolvidos”, justificou.

O Ministério da Infraestrutura prevê para o último ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro o leilão de 50 ativos, com previsão de mais R$ 165,5 bilhões em investimentos. O número ultrapassa o total de investimentos contratados em concessões feitas pela pasta entre 2019 e 2021, que ficaram em R$ 89 bilhões – R$ 37,6 bilhões contratados neste ano, com 39 certames.

A companhia afirmou que vai emitir notas comerciais no valor de 400 milhões de reais, cujos recursos serão usados para alongamento de saldo do mesmo montante de debêntures que têm vencimento em 23 de dezembro.

Confira a análise na íntegra no vídeo abaixo:

As propostas pela empresa deverão ser entregues pelos interessados no dia 9 de fevereiro e conter o valor mínimo de 1,25 bilhão de reais.

A mineradora informou também um Acordo de Royalty de 10 anos sujeito a certas condições de produção da mina e preço do carvão.

Já para Daniel Alberini, economista e gestor de fundos da CTM Investimentos, o ciclo de alta das taxas de juros no Brasil deverá estar concluído em 2022, reduzindo o potencial impacto de novas desvalorizações das cotas do setor de shoppings.

“No final, o cliente fica com 15% de conteúdo renovável”, destacou.

Petróleo em queda

O sentimento no setor foi reforçado por crescentes sinais de suporte do governo, conforme Pequim busca impedir o contágio das questões financeiras do China Evergrande Group e de várias outras incorporadoras altamente endividadas.

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