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O BC pontuou que, caso os agentes percebam possível mudança no regime fiscal –numa provável menção à regra do teto de gastos– poderá haver impactos “sobre prêmios de risco do país, a taxa de juros neutra, as expectativas de inflação e, consequentemente, a política monetária”.
Se comparado com o mesmo período de 2020, houve uma redução de 5 horas.
O relatório destacou que o IPCA surpreendeu novamente no trimestre encerrado em agosto, situando-se 1,10 p.p. acima do cenário básico apresentado no Relatório de Inflação anterior.
“O que eu posso dizer é que a Selic vai terminar onde ela tiver que terminar para que nós consigamos atingir a nossa meta”, disse Campos Neto, reiterando que o BC mira o horizonte relevante –ou seja, os anos de 2022 e 2023.
O Senado pode votar nesta quarta ou na quinta-feira uma resolução para financiar as operações federais até o início de dezembro, disse o líder democrata do Senado, Chuck Schumer.
A redução tem como fator a depreciação cambial de 0,42% sob o estoque da dívida que ocorreu no período. A dívida líquida reduz quando há alta do dólar, porque o Brasil também é credor em moeda estrangeira. Além disso, há os efeitos do próprio crescimento do PIB nominal.
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Já nos papéis longos, o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2055 é negociado com prêmio de 4,96% acima da inflação, o que significa uma queda de -0,02 p.p em relação ao dia anterior.
“Eu apoiaria a mudança já em novembro, de começarmos esse processo, mas isso depende de todo o Comitê (de definição de política monetária)”, disse Harker durante um evento virtual. Ele acrescentou que gostaria de finalizar os cortes de estímulos em meados do próximo ano e que aumentos potenciais de juros a partir desse momento dependeriam do estado da economia.
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