Nesta edição do Bullets da Semana, o analista político Erich Decat conversou com Rafaela Vitoria, economista-chefe do Banco Inter, sobre os diversos temas que influenciaram a economia e a política. Entre os principais tópicos abordados, estão a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre, a inflação e a PEC dos Precatórios.

Ante outubro, a expansão da demanda foi de 8,5%, enquanto a oferta subiu 11,3%.

A expectativa desta semana será em relação às reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que definirá a nova taxa básica de juros, a Selic. O consenso do mercado está em um aumento de 1,5 ponto percentual, o que levaria os juros a finalizar o ano em 9,25%.

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), irão se reunir na tarde desta segunda-feira com líderes de bancada para discutir a promulgação de partes da PEC dos Precatórios, o chamado “fatiamento”, informou a assessoria da presidência da Câmara.

A volatilidade do mercado mundial foi um importante fator nas bolsas no mês de novembro, destaca o BB-BI. “As preocupações no exterior acentuaram a volatilidade de preço das commodities e, consequentemente, a volatilidade do Ibovespa também se elevou no período”, destaca.

Embraer (EMBR3)

Se inscreva nonosso canale acompanhe a programação ao vivo.

A indústria teve o pior novembro em vendas desde 2005, afetada pela crise de oferta, e deve promover férias coletivas neste mês diante da falta de componentes, afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, nesta segunda-feira, a jornalistas.

O órgão do Ministério da Economia ainda aponta que a mudança na estrutura etária brasileira, com aumento do número de idosos e redução da proporção de jovens, pode ampliar em 12,4 bilhões de reais a demanda sobre despesas de saúde e educação entre 2021 e 2030.

A redução não se aplicará a instituições financeiras cuja alíquota atual de compulsório está em 5%, acrescentou.

A projeção do Centro de Política Bipartidária, baseada em dados oficiais atualizados sobre receitas fiscais e gastos do governo, ressalta a crescente pressão sobre o Partido Democrata do presidente Joe Biden para encontrar uma maneira de elevar o limite da dívida –atualmente de 28,9 trilhões de dólares– e evitar as pesadas repercussões econômicas que os pagamentos perdidos poderiam causar.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

appkarma código

BZkASdl8Yz

Deixe o seu comentário