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Entre os empreendimentos incluídos na simulação estão, por exemplo, intervenções previstas em todos os contratos de concessões e parcerias vigentes; obras públicas em andamento e previstas; novas ferrovias, como a Ferrogrão, Fiol, Fico, novos ramos da Ferrovia Norte-Sul e extensões das malhas atualmente em operação, entre outros ativos envolvendo o transporte aéreo e aquaviário.
A expansão e desenvolvimento da infraestrutura de transportes no Brasil até 2035 pode necessitar de até R$ 789 bilhões em investimento. Esse montante é considerado para um cenário de máxima oferta no País. A simulação faz parte do Plano Nacional de Logística 2035, apresentado nesta sexta-feira (3) pelo Ministério da Infraestrutura.
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“Para as incorporadoras a gente tem uma visão mais cautelosa no sentido de que esse ritmo de lançamentos que, no ano passado para cá, foi muito intenso”, disse Glatt e explicou que o aumento dos juros de maneira agressiva irá afetar a demanda e a procura de investimentos no setor, além de compradores finais para os imóveis.
Durante o evento, Guedes afirmou que o País está saindo de uma fase de recuperação cíclica para entrar em uma etapa de aumento de renda. Entretanto, o ministro destacou ainda que é possível esperar uma desaceleração forte no curto prazo por conta do avanço da taxa básica de juros e da inflação.
Pesquisa da Reuters em outubro mostrou que economistas esperavam que o crescimento da China arrefecesse para 5,5% em 2022, mas alguns analistas reduziram previsões diante de novos riscos, como a deterioração do setor imobiliário. A nova variante do coronavírus (Ômicron) também é vista como fator adicional de risco.
A projeção do Centro de Política Bipartidária, baseada em dados oficiais atualizados sobre receitas fiscais e gastos do governo, ressalta a crescente pressão sobre o Partido Democrata do presidente Joe Biden para encontrar uma maneira de elevar o limite da dívida –atualmente de 28,9 trilhões de dólares– e evitar as pesadas repercussões econômicas que os pagamentos perdidos poderiam causar.
A pasta estima que um aumento de 1 ponto percentual (p.p.) da taxa Selic pelo Banco Central entre 2021 e 2024 eleva a dívida bruta em 1,3 p.p. ao fim de 2024. Ao mesmo tempo, reduções de 1 p.p. no crescimento do PIB e no resultado primário, isoladamente, resultam em um aumento de aproximadamente 3 p.p. e 4,1 p.p. na dívida bruta ao final de 2024.
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Mas eles disseram que a força da recuperação e a magnitude das pressões inflacionárias variam muito entre os países, e que as respostas podem ser calibradas para as circunstâncias únicas de economias individuais.
Nesta semana, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, disse que o aumento médio das tarifas de energia em 2022 será “muito inferior” à projeção de 21% que consta em documento oficial da Aneel.
A apresentação desse crescimento no volume dos riscos relacionados a possíveis sentenças judiciais ocorre enquanto o Congresso finaliza o trâmite para estabelecer um teto anual ao pagamento de precatórios –dívidas do governo reconhecidas pela Justiça e sem possibilidade de recurso.
No entanto, um alerta de poluição na principal cidade siderúrgica do país, Tangshan, o que significa cortes de produção no setor industrial, incluindo aço e coque, e preocupações com as dívidas das incorporadoras imobiliárias chinesas diminuíram o otimismo dos investidores.
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