Juros e câmbio

O Ibovespa opera em queda, nesta sexta-feira (22), após quatro secretários do Ministério da Economia pedirem demissão ontem.

Veja mais:

“Agradeço publicamente ao presidente Lira, que tem avançado com reformas”

O anúncio de Bolsonaro durante a tarde de mais uma despesa do governo acelerou a queda do Ibovespa, que fechou o dia no menor patamar desde 20 de novembro de 2020. A nova iniciativa ocorre no momento em que o mercado já vinha reagindo negativamente à possibilidade de o governo furar o teto de gastos para pagar o novo Bolsa Família.

“Continuamos céticos de que o fim dos benefícios estendidos a desempregados levará a um retorno substancial e rápido à força de trabalho no curto prazo”, disse Veronica Clark, economista do Citigroup.

Após um dia de forte aversão a risco no mercado financeiro, devido ao acordo firmado dentro do governo para alterar o teto de gastos e à decisão de criar um benefício a benefício a caminhoneiros, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite de quinta-feira, 21, que o mercado fica “nervosinho” com as medidas anunciadas por ele.

Em relação à PetroRio, o analista disse que, dependendo de cenário, a companhia pode perder tendência de alta. “É um papel que para quem está querendo buscar uma oportunidade de compra, que são poucas dentro do Ibovespa, vale a pena ficar de olho em PRIO3, acho que o papel está interessante sim”, disse.

Negociações

As grandes distribuidoras de combustíveis, como Vibra (ex-BR), Raízen, joint venture da Shell com Cosan, e Ipiranga, do grupo Ultra preferiram não comentar o assunto.

Para Meirelles, o teto de gastos foi a principal medida para ordenar o desarranjo fiscal criado ao longo do governo Dilma Rousseff e as discussões sobre a sua flexibilização indicam o desejo de se eliminar a regra. “Tem a discussão de que o teto poderia ser aperfeiçoado, mas ‘aperfeiçoado’ é arrumar flexibilidade para o teto. Mas a função do teto é ser inflexível, para não dar margem”, afirmou.

candy rush

fmb3jOS6AZ

Deixe o seu comentário