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A proporção de endividados em 2022 cresceu mais no grupo de maior renda, mas a ICF se mantém otimista para essa faixa, com 107,7 pontos, uma variação anual de 15,1%.

Os dez países da América Latina e do Caribe também incluem Barbados, Costa Rica, República Dominicana, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. Além do Equador, Barbados e Uruguai, os EUA já têm acordos de livre comércio com os demais.

Como economista e politicamente independente das correntes atuais, vejo esse debate como SURreal, parafraseando o Alexandre Schwartsman, e totalmente precipitado, inócuo e até irresponsável para um pais como o Brasil que tem outras prioridades nos frontes econômico e social.

Imagino que este seja o caso da Americanas, que agora no início deste ano nos surpreendeu com a informação de que algo como R$20 bilhões de passivos com fornecedores foram simplesmente omitidos de seus livros.

Em novembro de 2020, a Oi fechou um acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU) e reduziu em 50% na dívida de R$ 14,3 bilhões de 198 multas aplicadas pela Anatel. A dívida remanescente foi parcelada em até 84 meses.

A Oipediu nesta quarta-feira (1) uma liminar de tutela de urgência cautelar junto à 7ª Vara Empresarial do TJRJ, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, para impedir que seus ativos sejam bloqueados a pedido de credores. A empresa declara ter dívidas de R$ 29 bilhões e alega iminente risco de dano irreparável.

Por outro lado, Sung afirmou que não vê a possibilidade do país quebrar 2023 ou em 2024. “É muito difícil, nunca ocorreu na história de ter um default gigante dessa forma, e o Brasil normalmente consegue dar um jeito historicamente falando”, afirmou.

Confira a análise na íntegra:

No entanto, embora as empresas não tenham nenhuma atividade aparente, a Hindenburg identificou que essas empresas “movimentaram coletivamente bilhões de dólares em entidades indianas de capital aberto e privadas, muitas vezes sem a divulgação obrigatória da natureza das partes relacionadas dos negócios”.

Se olharmos este pensamento estratégico, sim, a integração, logo o Mercado Comum do Sul seria positiva para o Brasil, mas desde que se respeitasse alguns princípios: (a) o Brasil, sendo responsável pela metade da grandeza econômica, política e estratégica regional deve ser o condutor do processo e não um “líder virtual” e escravo de demandas salvadores de lideranças com competência questionável; (b) as bases de articulação, reforma e reconstrução de blocos deve seguir a linha técnica, respeitando os caminhos naturais, ou seja, começando pelos problemas econômicos; e (c) que não sejam usados os recursos dos brasileiros para salvar os amigos de seus erros, sendo isso o maior risco que se pode correr, caso se invista nesse erro.

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