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No final de junho, na última reunião do CMN, tivemos uma mudança no tipo de meta de inflação, que passou de ano-calendário para meta contínua. Isso permite que o BC observe uma convergência à meta em um horizonte mais longo, proporcionando maior flexibilidade em sua política monetária no curto prazo.

“A queda na distribuição de dividendos já era esperada, mas de uma forma mais intensa do que estavam anunciando”, afirmou Glatt, em entrevista à BM&C News. “Esperava que fossem trazer para o patamar mínimo, que é distribuição de 25% do lucro e, na verdade, não vai acontecer isso.”

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

“A VALE3 é uma das ações que mais tem sofrido no curto/médio prazo, que tem apresentado uma queda muito acentuada, mas fechou acima da média de 21, como não fazia desde o dia 19 de junho, o que pode representar um fundo duplo, o que pode ser o final das queda de Vale”, disse o analista.

Foto: DivulgaçãoA EQI Investimentos recebeu nesta quinta-feira (6) a autorização do Banco Central para começar a operar como uma corretora de valores. Dessa forma, a empresa poderá competir com grandes do mercado, como XP e BTG Pactual.

A estimativa de junho para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2023 é de 307,3 milhões de toneladas, 16,8% maior (ou mais 44,2 milhões de toneladas) que a obtida em 2022 (263,2 milhões de toneladas) e 0,6% acima da estimativa de maio. A área a ser colhida é de 76,9 milhões de hectares, 5,2% maior do que a de 2022 e 0,5% maior que a estimativa de maio. As informações são do IBGE.

PandemiaOutro fator que deu força ao segmento de transportes foi um legado iniciado durante a pandemia: o uso da internet para fazer compras, que movimenta serviços de frete. Houve “o boom do comércio eletrônico, com a migração em larga escala das vendas em lojas físicas para as plataformas online”, afirma o analista do IBGE.

“Os recordes da safra de grãos acabam influenciando os transportes, especialmente o rodoviário de cargas. Esse impacto não é de agora. A partir de maio de 2020, ainda no início da pandemia de covid-19, houve um crescimento importante desse setor, muito ligado ao aumento na produção agrícola”, diz Lobo.

Segundo o ministro, as companhias Latam, Gol e Azul aderiram ao projeto. “É bem possível que tenhamos uma grande procura de passagens, o que vai permitir que os voos saiam lotados. Ao permitir que os voos saiam lotados, você tem condição de ter mais voos e aí você preenche com os aeroportos regionais”, afirmou França.

Após um trimestre cheio de resultados positivos para a economia brasileira, chegou o momento das companhias brasileiras mostrarem os números referentes ao segundo trimeste de 2023 (2T23). A temporada de balanços começa, oficialmente, na semana entre 17 e 21 de julho, com o resultado de Romi (ROMI3), mas ganhará força a partir do dia 25 de julho e se estende até 15 de agosto.

STOXX 600: (+0,25%)DAX 30: (+0,27%)FTSE 100: (+0,63%)CAC 40: (+0,41%)FTSE MIB: (+0,24%)IBEX 35: (+0,64%)PSI: (+1,00%)

Além disso, o Banco Central tomou recursos por meio de leilões de venda de títulos com compromisso de recompra de longo prazo em junho. Nas operações pós-fixadas de três meses liquidadas no mês, foram vendidas LTN, NTN-B, NTN-F e LFT, nos percentuais de 43,8%, 39,0%, 10,0% e 7,2%, respectivamente. O volume financeiro dessas vendas atingiu R$57,5 bilhões, enquanto as recompras decorrentes de operações anteriores foram de R$52,1 bilhões, o que resultou em um impacto contracionista de R$5,4 bilhões.

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