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Fonte: Site de RI da JSLA FJS Logística já cresce 133% ao ano (CAGR 2019-2022) e irá adicionar R$ 300 milhões à receita bruta da JSL, que totalizaria R$ 9,5 bilhões com base no 1T23 LTM², considerando a aquisição da IC Transportes concluída em abril de 2023.

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

Na China, a balança comercial veio fraco e abaixo do esperado. O país registrou superávit de US$ 70,6 bilhões em junho, abaixo das expectativas de US$ 74,8 bilhões. As exportações aceleraram queda para 12,4% na comparação anual (expectativa de -9,5%), enquanto as importações cederam 6,8% em junho (estimativa de -4,0%).

Agenda econômica5h30 – Zona do Euro: Confiança do Investidor Sentix (Julho)8h – Brasil: IPC-S (1ª Quadrissemana de Julho)8h25 –Brasil: Boletim Focus15h –Brasil: Balança Comercial Semanal16h-EUA: Crédito ao Consumidor (Maio)Foto: UnsplashO Bureau of Labor Statistics divulgou nesta sexta-feira (7) o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 209 mil empregos não agrícolas em junho, ficando abaixo das estimativas do mercado, que rondavam em 225 mil. Além disso, a taxa de desemprego caiu para 3,6%, dentro do consenso dos investidores.

A feira, realizada há mais de cinco anos com o nome de Salão Náutico Marina Itajaí, se tornou ainda maior graças a parceria com o Grupo Náutica. E a cidade catarinense conseguiu se transformar em um polo internacional da indústria náutica.

Fonte: Creative Planning – 28/jun/232 Mundos na Bolsa

Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou que o programa de renegociação de dívidas Desenrola deve desnegativar o nome de até 2,5 milhões de pessoas físicas que estão com débitos de até R$ 100. A estimativa é caso todos os bancos participem.

A tabela com todos os valores você consulta aqui.

Fonte: Daily Chartbook #230 – 05/jul/2023Ou seja, tradicionalmente, quando os yields de juros sobem, é esperado que as ações sofram. No entanto, no momento atual, isso não está ocorrendo. Existem diversos motivos para essa divergência. Entre eles, destaca-se a capacidade das grandes empresas de tecnologia (big techs) de se mostrarem resilientes em meio a crises, a maior diversificação geográfica de suas receitas e os avanços em tecnologias como a inteligência artificial.

Começo o artigo com essa pergunta feita pelo papa do valuation, Aswath Damodaran, porque, ao longo da minha carreira como advisor, testemunhei em primeira mão a complexidade que é avaliar uma empresa — tanto para quem está no sell side quanto para quem está no buy side.

Além disso, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da primeira quadrissemana de julho de 2023 não registrou variação e acumula alta de 3,45% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta apuração, três das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Habitação, cuja taxa de variação passou para -0,11% na primeira quadrissemana de julho, ante 0,23% da quadrissemana anterior.

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